Bem-vindo a Nova Arxo

A Nova ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Entenda a importância da diversificação para o setor de combustíveis

Entenda a importância da diversificação para o setor de combustíveis

Um posto de combustível é mais que um local para o simples abastecimento dos automóveis. Hoje, o consumidor busca serviços que vão bem além da revenda do etanol, gasolina ou diesel. Preocupar-se com a segurança e qualidade dos serviços básicos é essencial, mas é preciso também estar atento às novas tendências para incrementar a rentabilidade e o lucro do seu negócio. Lavação de automóveis, restaurantes, padarias, lavanderias, farmácias e outras lojas de conveniência são algumas opções para atender seus clientes de maneira mais personalizada e alavancar seu empreendimento.

Para entender melhor sobre a importância da diversificação dos serviços em postos de combustíveis, aí vão algumas dicas.

Estruture e equipe seu posto

Para garantir o pleno funcionamento do posto com excelência e segurança, é preciso investir em equipamentos de ponta, como tanques jaquetados para combustível, arla 32, óleo usado, filtros para diesel, máquina de lavar tapetes automotivos, e ainda produtos de linhas ecológicas de contenção. Além dos equipamentos de abastecimento e pista, é importante ainda se preocupar com placas e adesivos, uniformes homologados, equipamentos de proteção e análise de combustíveis.

Escolher produtos padronizados e com tecnologia de ponta são alguns conselhos para quem quer ter um negócio rentável e ainda deseja expandi-lo.

Invista em diversificação por meio de parcerias

Depois de equipar seu posto, é preciso inovar. Criar uma estrutura que vá muito além dos serviços básicos de abastecimento de carros e troca de óleo. Lembre-se de que os consumidores preferem os postos com lojas. E para atender aos desejos dos seus clientes, invista em boas parcerias para o seu negócio.

Considerando a realidade do consumidor — principalmente morador de grandes cidades —, que está sempre na correria do dia a dia, é importante identificar quais serviços podem ser úteis e facilitar a vida do seu cliente.

O mercado de conveniência vem crescendo em alta escala nos últimos anos, tanto em números de estabelecimentos, quanto em faturamento, e se aliar a ele é uma ótima opção para incrementar as vendas do seu posto. Assim, ao investir em parcerias, seu posto pode se tornar mais forte no mercado para enfrentar a concorrência.

O posto deve oferecer serviços de lavação e vender produtos de limpeza para carros, por exemplo, mini supermercados, restaurantes e padarias também são ótimas apostas para maximizar lucros. Mesmo em momentos de estagnação da economia, as famílias brasileiras ainda concentram grande parte da renda em alimentação fora de casa.

Farmácias e lavanderias são outras novidades escolhidas por empresários que estão indo além e focando não só em quem vai abastecer o veículo no posto, mas também em moradores na região onde o estabelecimento se encontra.

Capacite-se e mantenha-se atualizado

É preciso querer aprender sempre mais sobre as funcionalidades e atualizações do seu mercado. A diversificação de serviços é a principal tendência do momento e apostar nela vai contribuir para o crescimento do seu negócio. Fique atento às franquias que oferecem o melhor custo-benefício para investir no seu posto.

Outra dica importante é sobre a contratação de um fornecedor que vai ajudar a estruturar o seu empreendimento. Você deve ficar atento às características e parâmetros do seu projeto: escolher equipamentos certificados, que garantem menor chance de contaminação, e ter certeza de que o sistema elétrico é à prova de fogo, devido à proximidade com substâncias inflamáveis.

Fique atento ainda às exigências legais para esse tipo de empreendimento e as certificações mais importantes do mercado. Antes de tomar decisões de infraestrutura e logística, se informe para ter certeza de cada detalhe do seu negócio. Busque ainda por cursos profissionalizantes ou empresas que prestem consultoria de gestão, administração e logística para o seu setor. Quanto mais informado e qualificado você for, mais fácil será calcular as métricas mais adequadas para o crescimento do seu negócio.

O que achou das nossas dicas sobre a importância da diversificação de serviços em postos de combustíveis? Deixe sua opinião!