Bem-vindo a Nova Arxo

A Nova ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Saiba a importância da gestão ambiental em postos de combustíveis

Saiba a importância da gestão ambiental em postos de combustíveis

A gestão ambiental é uma prática administrativa muito utilizada nos dias de hoje, já que seu nível de alcance é muito abrangente. Ela relaciona-se aos mais variados tipos de estabelecimento, buscando aliar o exercício econômico aos métodos racionais de utilização dos recursos naturais, respeitando sempre o meio ambiente e incentivando o desenvolvimento sustentável.

A partir dessa ideia, a gestão ambiental também procura atuar em empreendimentos urbanos, como os postos de combustíveis, já que esses locais, muitas vezes, acabam desrespeitando as normas básicas de preservação do meio e agridem a sociedade de algum modo.

Confira como a gestão ambiental pode ser importante para os postos de combustíveis e fique atento a todas as informações necessárias!

Como os postos de combustíveis afetam o meio ambiente?

Toda empresa, a partir do momento em que sua atividade interfere no meio ambiente e nas relações interpessoais que a circunda, deve manter-se atenta a uma série de normas e critérios que visam a preservação e a sustentabilidade.

Com os postos de combustíveis, não é diferente. Confira a seguir alguns impactos negativos que são causados pela má gestão do local:

  • Incêndios ou explosões, causadas pelo manejo incorreto de produtos químicos ou fontes inflamáveis.
  • Derramamento do produto combustível, contaminando solos ou lençóis freáticos circunvizinhos quando não há escoamento correto da substância.
  • Mal armazenamento do produto, ocasionando em vazamentos e complicações no ecossistema e no próprio posto.
  • Emissão de substâncias químicas, impactando a qualidade do ar local.
  • Alto consumo de água usado na lavagem de automóveis, afetando o abastecimento hídrico de água.
  • Lançamento de resíduos, como lixos domésticos e químicos, em locais inapropriados.
  • Ruídos excessivos no estabelecimento, incomodando as populações que moram ao redor com a poluição sonora.

De que forma a gestão ambiental pode ajudar na reversão do quadro?

Uma boa gestão ambiental interfere ativamente nos problemas apresentados e procura saná-los a partir das suas principais causas. Com uma administração local eficiente e tendo em mente como tais práticas podem ser danosas para o meio, o posto de combustível deverá estar sujeito a uma série de mudanças que buscam o bom funcionamento do estabelecimento.

Essas mudanças são feitas a partir de propostas incentivadas pela gestão. Entre elas, podemos destacar:

  • Treinamento de pessoal qualificado para bom manuseio das substâncias.
  • Requisição de um local apropriado para armazenamento do produto.
  • Fiscalização e controle de medidas preventivas contra incêndios e explosões.
  • Introdução de tratamento e filtragem de substâncias efluentes para que não ocorra contaminação local.
  • Requisição de um local apropriado para deposição de resíduos.
  • Instituição de um plano de emergência para situações inesperadas.

Documentos e informações essenciais para o bom andamento do estabelecimento

Para que tudo ocorra da melhor forma possível, é necessário que o posto de combustível esteja autorizado a exercer sua função, recebendo a autorização a partir de documentos e certificados. Entre eles, dois são os mais importantes, a Licença Ambiental de Operação e o Laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Licença Ambiental de Operação (L.A.O.)

A L.A.O. é uma licença que autoriza a atividade da empresa, desde que esta seja aprovada na avaliação de controle ambiental, equipamentos de controle e de emissão de poluição, estando adequada para o funcionamento.

Inteiramente interligado com a L.A.O. está a Resolução CONAMA 273/1997. Ela estabelece as diretrizes para o licenciamento de postos de combustíveis e serviços do gênero, dispondo sobre a prevenção e o controle da poluição.

Laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros (L.V.C.B.)

Chamado também de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A.V.C.B.), o L.V.C.B. é um certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar a partir das medidas de segurança apresentadas pelo estabelecimento, demonstrando controle sobre incêndios e explosões e estando, portanto, autorizado a exercer sua atividade.

A gestão ambiental nos postos de combustíveis é essencial e deve ser aplicada de maneira íntegra e correta, já que esses locais estão propícios a diversas práticas danosas ao meio quando não respeitam as normas básicas de controle e sustentabilidade. Quando as regras são respeitadas, não só o posto sai ganhando, mas a própria sociedade.

Já sabia da importância da gestão ambiental nos postos de combustíveis? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e informações como essas!

1 comentário até agora

AVCB Publicado em20:25 - 13 de junho de 2018

Isso mesmo que eu procurava, obrigada!