Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

5 formas de o frentista encantar o cliente com o atendimento

5 formas de o frentista encantar o cliente com o atendimento

Os donos de postos de combustíveis sabem que o bom atendimento prestado pelo frentista faz toda a diferença para o cliente. Isso porque reflete a qualidade do serviço e a preocupação do posto com seus clientes.

Além disso, ao longo do atendimento o motorista vai ter contato apenas com o frentista. Ele é, portanto, a cara do posto.

Nesse sentido, o frentista bem preparado encanta o cliente e o cliente encantado, por sua vez, sempre volta ao posto.

Mas como fazer para o frentista encantar o cliente? Continue lendo nosso post, pois vamos dar algumas dicas importantes.

1. Treinamento dos frentistas

A administração do posto pode oferecer treinamentos para seus funcionários, tanto quando no momento da contratação quanto ao longo da prestação do serviço.

O ideal é que esse treinamento seja voltado para a forma de tratamento do frentista com o cliente e para a execução do próprio serviço. Evitando-se, assim, comportamentos inapropriados que possam irritar os consumidores.

Isso porque o treinamento oferece um padrão a ser seguido por todos os funcionários, o que implica uniformidade no atendimento. Essa uniformidade, por sua vez, reflete a organização do lugar.

O ideal é orientar o funcionário a ser sempre cordial e atencioso com o cliente e cuidadoso com o veículo. Além disso, deve estar sempre com o uniforme limpo.

2. Boa recepção do cliente

Além do simpático cumprimento inicial, como bom dia, boa tarde e boa noite, o frentista pode se mostrar atento ao cliente desde a sua chegada ao posto de gasolina.

Nesse sentido, é interessante que ele oriente o consumidor para estacionar, indicando diante de qual bomba ele deve parar. Para isso, o próprio funcionário deve sempre permanecer ao lado da bomba de combustível e não em grupinhos de bate papo com outros funcionários e desconhecidos.

A permanência dos empregados em grupos distante do local da recepção do cliente passa a imagem de desleixo e pouco caso com o trabalho.

3. Atenção durante o abastecimento

O frentista deve estar atento à solicitação do cliente, valor ou tipo de combustível, e confirmar o pedido.

Além disso, é interessante ele orientar o motorista quanto aos cuidados de segurança, como a necessidade de desligar o motor, não fumar e não falar ao celular durante o abastecimento. Essa atenção demonstra cuidado com o cliente e com a segurança de todos que estão naquele local.

O funcionário deve, também, agir com cuidado com o veículo, evitando respingos de combustível.

4. Serviços de cortesia

O frentista pode aproveitar o momento do abastecimento para verificar se o cliente precisa de algum produto ou serviço adicional.

Mas, principalmente, para oferecer algum serviço de cortesia, como a limpeza do para-brisa, dos faróis e do retrovisor, a revisão do nível de óleo e a necessidade de colocar água no radiador.

Oferecer esses serviços é uma forma de demonstrar preocupação com o cliente que, sem dúvida, ficará satisfeito em ver o cuidado que seu veículo recebe naquele posto.

5. Cuidados com a finalização do atendimento

Ao finalizar o atendimento, é interessante que o frentista aponte para a bomba de combustível para demonstrar o valor da compra e tenha a máquina de cartão por perto, caso seja essa a forma de pagamento.

Nesse momento, é comum motoristas pedirem alguma informação, sobretudo nos postos localizados próximos ou nas rodovias. Por isso, os frentistas devem conhecer a região em que trabalham para que possam responder a essas perguntas ou orientar o cliente de alguma forma.

Por fim, o funcionário pode orientar o motorista na saída do posto e, claro agradecer.

Dessa forma, para o frentista encantar o cliente o principal é ser educado e atencioso, demonstrar cuidado e respeito com o motorista e com o veículo. Por isso, seguindo essas dicas, seus clientes sempre terão um bom motivo para voltar ao seu posto de combustíveis.

Gostou do post ARXO de hoje? Então aproveite e veja algumas dicas para aumentar a fidelização do cliente.

2 Comentários

Montador de móveis Jundiaí Publicado em18:31 - 27 de janeiro de 2018

Legal!

    Paulo Henrique Deliberali Publicado em18:36 - 5 de janeiro de 2020

    olá
    boa tarde, gostei muito bem colocado, sobre as prestaçoes de serviços que
    o cliente necessita.
    parabens a toda equipe,
    Paulo henrique Deliberali, funcionario e coordenador loja convenciência da empresa, posto Santana, bandeira Shell.