Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

A importância da gestão de fornecedores para os postos de combustível

A importância da gestão de fornecedores para os postos de combustível

Um proprietário de posto de combustível precisa sempre buscar meios para garantir o bom funcionamento do negócio. Algumas vezes, no entanto, ele pode não se atentar para atitudes simples, como a gestão de fornecedores.

Isso, principalmente, se levarmos em consideração que os postos de combustíveis deixaram de oferecer apenas combustíveis. Eles têm, cada vez mais, oferecido produtos e serviços para atender às necessidades de seus clientes.

Para você não errar na gestão de fornecedores, nós preparamos este post especial para você. Continue lendo e perceba a importância desse trabalho.

O que é a gestão de fornecedores

Em um negócio, o dono se preocupa em oferecer produtos que atendam às normas de qualidade e de segurança e que sejam oriundos de fontes confiáveis. Em um mercado concorrido, não basta o produto ser bom, ele precisa ter uma fonte social e ambientalmente corretas.

Nesse sentido, para que o proprietário mantenha esse nível de qualidade e de confiança perante seus clientes, ele precisa ficar atento aos seus fornecedores.

Assim, a ideia da gestão é ter mais informação sobre os fornecedores. E não apenas informações do produto oferecido, mas informações da própria empresa. O acesso a essas informações gera uma maior eficiência e qualidade na relação entre os envolvidos.

Uma gestão de fornecedores, portanto, visa gerenciar os riscos, otimizar os custos e proteger a marca. E, ainda, selecionar os fornecedores certos, gerenciar o desempenho dos fornecedores contratados e garantir que eles estejam em conformidade com a legislação.

Qual a importância da gestão de fornecedores

Em postos de combustíveis, estima-se que aproximadamente 75% da receita seja comprometida com fornecedores. Por isso, o sucesso dessa empresa está intimamente ligado à escolha do fornecedor.

Nesse contexto, insistir em um fornecedor que já falhou com você, que não cumpriu o contrato, que apresentou um produto ruim ou com valor acima do mercado pode representar um desgaste na imagem do próprio posto de combustível. O que, invariavelmente, gera queda no faturamento.

Na organização da empresa, a gestão de fornecedores vai evitar esses problemas na medida em que visa proporcionar a escolha e manutenção dos melhores serviços/produtos, com as melhores condições de negociação e de entrega, além de outras vantagens. Para isso, avalia-se a maturidade do fornecedor, seu comprometimento com o cliente e a qualidade do produto.

Por tudo isso, a melhoria na gestão de fornecedores implica a melhoria da própria organização.

Por que não se preocupar apenas com fornecedores de combustíveis

Como dito no início do nosso post, os postos de combustíveis, atualmente, oferecem muito mais que apenas combustíveis. Os serviços oferecidos vão desde a simples troca de óleo até a limpeza dos carros.

Os produtos que podemos encontrar em um posto são vários, como paletas de limpador de para-brisa, extintor de incêndio, óleo lubrificante e muitos outros voltados para o cuidado com os carros. Além da clássica loja de conveniência.

Isso quer dizer que, muitas vezes, os clientes são atraídos ao posto pelos serviços ou pelos produtos a serem adquiridos e, só em um segundo momento, vão pensar se o veículo precisa ou não ser abastecido.

Por isso, a gestão de fornecedores desses produtos/serviços é tão importante quanto a gestão do fornecedor de combustível. O sucesso ou não na venda desses itens vai implicar o sucesso do próprio posto. Dessa forma, vale a pena dar a mesma atenção a esses fornecedores.

Podemos concluir, portanto, que a gestão de fornecedores não deve ser negligenciada. Pelo contrário, escolher bons fornecedores, comprometidos em entregar um produto de qualidade e com boas condições de negociação é fundamental para que seu posto atraia mais clientes e fidelize os que ele já conquistou.

Curtiu o post de hoje? Então aprenda mais sobre gestão ao ler no blog ARXO sobre a importância da gestão de estoque para postos de gasolina!