Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Saiba realizar a gestão de equipe no posto de gasolina

Saiba realizar a gestão de equipe no posto de gasolina

Contar com funcionários produtivos, satisfeitos com o trabalho e que permaneçam por longo tempo é o desejo de muitos donos de postos de combustíveis. Isso porque a alta rotatividade de funcionários e a improdutividade refletem diretamente na receita da empresa.

Mas você sabia que é possível tornar sua equipe mais eficiente? É possível e a melhor maneira de fazer isso é por meio da gestão de equipe.

Continue lendo nosso post e veja a importância da gestão de equipe e como implantá-la no seu posto de combustíveis.

Gestão de equipe e sua importância

As empresas já perceberam que não podem exigir que seus funcionários se desenvolvam por conta própria, é preciso preparar líderes para gerir a equipe, despertando o melhor de cada um.

Nesse sentido, a gestão de equipe visa estabelecer uma relação mais próxima com os empregados, a partir de uma comunicação mais fluida em um ambiente de trabalho mais integrado. Os funcionários são ouvidos e, também, estimulados a se envolverem mais com o trabalho. Além disso, eles são selecionados de acordo com o perfil do cargo a ser ocupado.

O resultado de uma gestão de equipe bem aplicada são funcionários mais satisfeitos, mais produtivos e eficientes e, consequentemente, a redução da rotatividade. Tudo isso implica o crescimento da produtividade da empresa e aumento da rentabilidade.

1º passo para a gestão de equipe

Ao implantar este tipo de gestão em uma companhia, o primeiro passo é planejar o processo de contratação para formar uma boa equipe de funcionários.

Para isso, analise o perfil de cada candidato e veja se corresponde às características necessárias ao trabalho a ser desempenhado.

Além disso, dê preferência a candidatos que tenham um perfil compatível entre si, pois é importante que todos eles mantenham uma sintonia no trabalho.

Mas não se esqueça, essa compatibilidade entre eles não significa que todos sejam iguais e tenham as mesmas qualidades, na medida em que é essencial que cada um traga características distintas para que possam acrescentar de formas diferentes.

Aplicando a gestão

Uma vez tendo formado sua equipe, é hora de aplicar a gestão de modo a ter o melhor resultado possível. Para isso, algumas dicas:

Conheça as pessoas

Busque conhecer seus funcionários, para identificar os pontos fortes e fracos de cada um. Conhecendo esses pontos, você pode atribuir tarefas de acordo com suas habilidades.

Estimule a participação

Instigue os funcionários a participar das decisões e do dia a dia da empresa. Eles são os mais aptos a perceber os erros e podem dar ideias inovadoras.

Confie nos funcionários

A confiança conferida aos funcionários os deixa mais livres e, portanto, mais dispostos a aplicar suas habilidades.

Trabalhe com feedback

Não adianta deixar os empregados livres e instigados a inovar e dar sua opinião se você não der um retorno a respeito.

Por isso, seja franco com eles, mas de forma educada. Aponte onde eles estão acertando e onde ainda precisam melhorar.

Reconheça as conquistas

A melhor forma de valorizar a equipe e seu empenho é parabenizando pelas conquistas.

Nesse contexto, comemore com eles sempre que alcançarem alguma meta ou conquistarem novos clientes. Você pode oferecer um café ou algum bônus de recompensa.

Respeite os funcionários

Não se esqueça de que você está lidando com pessoas. Por isso, respeite cada uma delas, assim como suas limitações e dificuldades. Por isso, parabenize publicamente, mas chame a atenção em particular.

Além disso, não haja com preconceitos ou intolerância. Independentemente de sua opinião sobre o outro, todos devem ser tratados com respeito.

Comunique-se

A comunicação entre as pessoas é o primordial para desenvolver todas as outras dicas para gestão. Para sua equipe permanecer aberta a inovações e livre para opinar ela precisa, antes, manter uma comunicação entre eles e com os superiores.

Por isso, seja acessível às pessoas, mantenha canais abertos de comunicação. Procure manter um diálogo com cada um. Eles precisam saber que podem falar.

Aplicando a gestão de equipe no seu posto de combustíveis, com certeza seus funcionários trabalharão mais satisfeitos e serão mais produtivos. Siga nossas dicas e faça um teste.

Gostou do post? Então aproveite para ler mais sobre a relação com funcionários e veja como evitar faltas e atrasos.

Deixe uma resposta