Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Saiba mais sobre a recuperação de vapores no bico

Saiba mais sobre a recuperação de vapores no bico

Um posto de combustível pode ser um ambiente bastante hostil de trabalho, principalmente devido aos gases presentes no ar. Uma maneira de diminuir a concentração desses gases é a implementação de um sistema de recuperação de vapores no bico. Vamos entender melhor como isso funciona?

Os malefícios de não adotar medidas de recuperação de vapores

Um dos gases mais tóxicos em ambientes com líquidos e gases inflamáveis é o benzeno. É importante ressaltar que o benzeno é altamente prejudicial à saúde, mesmo em curtos períodos de exposição.

Em curto prazo, o benzeno causa alguns sintomas, como:

  • Dores de cabeça;
  • Sonolência, tontura;
  • Irritação das vias respiratórias;
  • Perda de consciência se a concentração seja muito grande.

Já em longo prazo, o benzeno pode causar alguns problemas sanguíneos, como diminuição dos glóbulos vermelhos e anemia plástica. Em algumas mulheres foram constatados problemas reprodutivos.

Mas o principal malefício do benzeno é o fato de ele ser um gás cancerígeno, causando especialmente a leucemia.

Normas regulamentadoras

Nenhum trabalhador deve ter sua saúde exposta dessa maneira. Assim, surgem as normas regulamentadoras criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para garantir a segurança, saúde e higiene no trabalho.

NR 20

Esta norma é a responsável por regulamentar a Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. Ela prevê desde o treinamento até medidas a serem tomadas para instalação, operação, manutenção e inspeção dos locais de trabalho com inflamáveis.

Ela considera como riscos principais qualquer acontecimento que inicie o processo de combustão, o que pode levar a incêndios e explosões.

NR 9

Esta é a norma do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Basicamente, é ela que normatiza e obriga a implementação do programa, o qual visa a saúde e integridade física do trabalhador.

Nela existe um anexo que trata apenas da exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis. Por meio de uma portaria recente, publicada em setembro de 2016, o anexo sofreu algumas alterações.

A principal delas é a obrigatoriedade da implementação de sistemas de recuperação de vapores no bico. Os prazos para que a mudança seja feita variam de 72 a 180 meses, de acordo com o ano de fabricação da bomba de combustível: as mais antigas possuem prioridade e, portanto, prazos mais curtos.

Sistemas de recuperação de vapor no bico

Uma vez que este item se tornou obrigatório, é necessário entender como ele funciona.

Existem dois tipos de sistema de recuperação: o primeiro serve para recuperar o combustível para o tanque quando ele está numa situação de equilíbrio entre as fases gasosa e líquida. É composto por uma válvula de pressão, um engate rápido, a válvula da boia e a esfera.

Já o segundo sistema visa especificamente a redução dos índices de benzeno na atmosfera dos postos de combustível.

Os sistemas de recuperação de vapores no bico além de serem benéficos para a saúde podem representar uma economia significativa, pois os vapores de gasolina perdidos podem representar algo em torno de 0,4% de todo o combustível comprado. O sistema recupera cerca de 90% do combustível.

Agora que você já entendeu a importância dos sistemas de recuperação de vapores e viu que ele é obrigatório, se planeje para fazer a implementação desta tecnologia no seu posto de gasolina.

Aproveite para saber no que ficar atento para as fiscalizações do MTE!

4 Comentários

mktarxo Publicado em17:57 - 3 de janeiro de 2018

Boa tarde, pode me passar seu contato.

Juliana Justo Publicado em17:51 - 11 de janeiro de 2018

O posto poderia optar por apenas um desses dois tipos de sistemas de recuperação ou é obrigatória a instalação dos dois?

Swiss Army Mother Of Pearl Publicado em06:40 - 5 de setembro de 2018

Eхcellent post. I am facing any of these issueѕ as wеll..

Deixe uma resposta