Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

MVC: entenda a importância e a obrigatoriedade nos postos de combustível

MVC: entenda a importância e a obrigatoriedade nos postos de combustível

Quem é dono de um posto de gasolina já deve ter ouvido falar no Medidor Volumétrico de Combustível (MVC). Caso não, isso precisa mudar. Hoje, esse equipamento é obrigatório nesses estabelecimentos.

Uma decisão aprovada pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) resolveu impelir o uso da peça. O intuito inicial da obrigatoriedade é alertar sobre vazamentos e evitar danos ambientais. A iniciativa da medida de segurança foi do fisco de Santa Catarina, mas a exigência para o cumprimento da legislação ficará a critério de cada estado.

Você, proprietário, precisará estar atento aos prazos e também à importância da ação. Garantindo, assim, o bom funcionamento e o alinhamento do seu negócio a nova regra.

Por que é importante?

O MVC é uma peça que tem a capacidade de medir em tempo real a quantidade de combustível dos tanques utilizados para estocagem. Ao mesmo tempo que checa essa informação, a peça envia os dados às Fazendas. Essa tecnologia permitirá a otimização do armazenamento dos números, a conformidade ambiental, a segurança e o controle de informações.

Cada estado brasileiro possui sua Secretaria da Fazenda e esses órgãos são responsáveis por fiscalizar as normas tributárias da sua região. Essa fiscalização inclui os tributos relacionados ao comércio de combustível. Logo, o uso obrigatório dos medidores não só visa o controle dos danos ambientais, mas também pretende combater as fraudes nas bombas de abastecimento, a sonegação de impostos e a comercialização de produtos adulterados.

Saiba quem vai fabricar o MVC

A invenção dos medidores magnéticos de fluxo foi atribuída a Bonaventura Thurlemann, um padre e professor de matemática da Suíça. Hoje, esses equipamentos evoluíram e ganharam múltiplas funções, além de diversos produtores.

No Brasil, até o momento, existe apenas um fabricante autorizado da peça: a RSP Technology do Brasil Ltda., a única que pode vender oficialmente. A empresa já disponibiliza o modelo S2M para o mercado e uma segunda opção de fábrica ainda está em processo de homologação.

Vale ressaltar que o Ministério da Fazenda pretende oferecer crédito ao empreendedor para a obtenção do equipamento. É importante acompanhar as notícias sobre os detalhes que, por enquanto, encontram-se em fase de planejamento.

Não ignore a regra

Seguir a nova determinação só trará benefícios ao seu posto. Esteja atento ao prazo de implemento da medida na sua cidade, pois, ao cumpri-lo, estará modernizando sua empresa e, consequentemente, se destacando diante da concorrência. Sua proatividade vai gerar credibilidade junto aos seus clientes.

Tenha em mente que essa não é nenhuma tarefa impossível de ser realizada e só trará vantagens para o desempenho do seu posto de gasolina. Mantenha seu negócio rentável e lucrativo, livre de penalidades.

Seja prudente: sabendo da mudança, não deixe para agir depois. Adequar-se às novas normas garantirá que sua empresa funcione plenamente sem imprevistos indesejados. Evite maiores prejuízos mantendo seu negócio honestamente.

Agora que já conhece a importância do Medidor Volumétrico de Combustível (MVC), compre essa ideia e invista no seu futuro! Quer aprender mais? Aproveite para ler nosso artigo sobre a importância da gestão ambiental em postos de gasolina.

Deixe uma resposta