Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Saiba a importância de ficar atento ao planejamento tributário do posto de combustível

Saiba a importância de ficar atento ao planejamento tributário do posto de combustível

O planejamento tributário é uma estratégia de gestão de pagamento de tributos, realizada por meio de um estudo da legislação com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma determinada empresa. Para realizar esse estudo, é imprescindível ter um conhecimento aprofundado do Sistema Tributário Nacional e da Legislação Tributária.

O principal objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas do seu negócio, o que vai influenciar diretamente nos preços do combustível e demais produtos comercializados, no crescimento do negócio e na competitividade de mercado. Neste artigo, vamos apresentar dicas importantes sobre o assunto e mostrar como você pode incluir essa estratégia na gestão financeira do seu posto de combustível. Confira:

Como funciona o planejamento tributário

O planejamento tributário é feito por meio do estudo individualizado do negócio. O profissional que realiza o estudo avalia detalhadamente a realidade da empresa e de que forma ela pode se enquadrar em determinado regime tributário.

O tempo para elaboração de um planejamento depende de diversos fatores, tais como: o tamanho do negócio, o profissional que está realizando o estudo e a disponibilidade de documentos e informações por parte do gestor.

Importante ressaltar que esse estudo deve ser feito por um profissional de contabilidade com conhecimento aprofundado e atualizado do Sistema Tributário Nacional e legislação vigente.

Vantagens do planejamento para o seu negócio

Entre as principais vantagens do planejamento tributário para o seu negócio, se destacam três.

  • Evitar a incidência de determinados impostos: a estratégia permite que sua empresa adote procedimentos que impeçam a ocorrência do fato gerador de um determinado tributo.
  • Reduzir os valores totais de impostos a serem recolhidos: após análise aprofundada das regras dos impostos e do perfil do negócio, se planejam medidas para redução no pagamento destes tributos.
  • Aumento do lucro: como consequência da redução de despesas com tributação, a empresa aumenta a margem de lucro e tem condições de adotar novas estratégias de mercado que se traduzem em crescimento e lucratividade para o negócio.

Regimes tributários vigentes

O enquadramento em um determinado regime tributário influencia diretamente no resultado econômico de um negócio, uma vez que esse enquadramento é que define a incidência e base de cálculo dos impostos. Hoje, existem três regimes tributários vigentes no Brasil:

  1. Simples Nacional: nesse regime há uma simplificação no cálculo e recolhimento de tributos. Não são todas as empresas que podem optar pelo regime, sendo que essa limitação é feita por meio da avaliação da receita bruta anual e atividades ou formas societárias.
  2. Lucro Presumido: no regime do LP é feita a tributação simplificada do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e a Contribuição Social sobre o Lucro. Neste regime, o limite de receita bruta é estipulado por legislação específica. Quem opta pelo Lucro Presumido não pode aproveitar créditos de PIS e COFINS, entretanto, tem obrigação de recolher as referidas contribuições, mas com alíquotas inferiores ao regime de Lucro Real.
  3. Lucro Real: nesse regime, o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o lucro são definidas a partir do lucro contábil apurado pela empresa, acrescido de ajustes determinados pela legislação específica. Ainda, o PIS e COFINS são determinados pelo chamado regime não cumulativo.

Como fazer um planejamento

Para fazer um planejamento tributário do seu posto de combustível você deve procurar o apoio de profissionais altamente qualificados nos ramos de Contabilidade e Direito. Esses profissionais conhecem o caminho lícito e mais adequado para fazer esse estudo e colocar em prática no seu negócio.

Um planejamento tributário bem elaborado é imprescindível para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Com esse tipo de estratégia você vai evitar o pagamento de tributos desnecessários, obtendo menor carga tributária e gerando impactos diretos no lucro do seu posto de combustível.

Gostou deste artigo? Então aproveite e conheça as obrigações fiscais do posto de combustível.

Deixe uma resposta