Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Equipamentos para posto de combustível: como garantir a segurança?

Equipamentos para posto de combustível: como garantir a segurança?

Gerenciar um posto é um excelente investimento nos dias atuais. No entanto, para garantir seu funcionamento também é necessário investir em equipamentos para posto de combustível que garantam o bem-estar e segurança de todos os funcionários e clientes.

Por ser uma atividade de alto risco, devido à exposição de substâncias prejudiciais, como a própria gasolina, os postos precisam oferecer todo o suporte necessário para manter a segurança. E, a melhor maneira de garantir isso é conhecer quais equipamentos não podem faltar em seu posto.

E, já que estamos falando disto, selecionamos os principais equipamentos para posto de combustível. Confira com atenção cada um deles!

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Apesar de ser uma exigência fiscalizada, muitos postos de combustível ignoram a necessidade de fornecer equipamentos de proteção aos seus frentistas. Ao contrário do que muitos pensam, essa medida preventiva auxilia na segurança do trabalhador, fornecendo o suporte adequado para exercer a profissão.

Contudo, não se esqueça que estes equipamentos, incluindo aventais impermeáveis, luvas, óculos, botas, lavadores e lubrificadores, entre outros, precisam estar em excelentes condições de uso e serem aprovados por um órgão de segurança e saúde no trabalho.

Mangueiras resistentes

Existem diferentes modelos de mangueiras disponíveis no mercado, mas é bom lembrar que cada uma delas são projetadas para atender necessidades diversas. As mangueiras emborrachadas, por exemplo, são mais utilizadas em posto de combustível, pois são mais resistentes e conseguem suportar temperaturas bruscas e outros impactos.

Já as mangueiras industriais também são feitas de borrachas, mas possuem um material mais resistente que consegue suportar mudanças climáticas, além de serem mais flexíveis fáceis de manusear.

Em ambos os casos, selecione as mangueiras de acordo com suas funções, separando-as entre mangueiras para utilização de combustível, sucção e descarga de água, ar e lavagens em geral.

Bombas de combustível conservadas

Para manter as bombas de combustível sempre conservadas é importante seguir algumas regras básicas de segurança. Como de costume, é fundamental orientar todos os frentistas e notificar os clientes sobre os riscos que são causados ao usar o celular ou até mesmo fumar próximo da bomba de combustível.

Assim, também é indispensável realizar a avaliação frequente das válvulas e bombas, a fim de verificar possíveis vazamentos ou defeitos no funcionamento.

Câmeras e alarmes de segurança

Os postos ainda são um dos alvos preferidos dos assaltantes, por isso, além dos equipamentos para posto de combustível, recomendamos tomar outros cuidados que preservem a segurança física de todos os seus funcionários.

Hoje em dia, é comum postos proibirem a entrada de pessoas com capacete, e isso pode te ajudar a combater o anonimato, denunciando sobre possíveis assaltos.

Outra ação preventiva é a instalação de câmeras de segurança em ângulos diferentes do seu posto, indo desde a loja de conveniência até as bombas de abastecimento. Você ainda pode contratar seguranças ou uma empresa privada de fiscalização.

Gostou de conhecer quais são os principais equipamentos para posto de combustível? Então aproveite a sua visita para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de outros assuntos interessantes como este!

 

Deixe uma resposta