Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São mais de 50 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Garantia da qualidade do combustível: o papel da gestão de fornecedores

Garantia da qualidade do combustível: o papel da gestão de fornecedores

Em um segmento competitivo, onde a garantia da qualidade do combustível é essencial para o sucesso de um posto de combustível, gerir os fornecedores adequadamente é parte crucial para sair na frente dos concorrentes e produzir rentabilidade.

A gestão de fornecedores é extremamente importante nas atividades do posto, pois possibilita as melhores condições de pagamento, entregas, vantagens e segurança dos produtos ofertados aos clientes.

No post de hoje, vamos demonstrar qual é o papel dos fornecedores no seu negócio. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

Melhora a confiança no posto

Uma pesquisa realizada no Brasil indica que a maioria dos consumidores, cerca de 48%, abastece sempre no mesmo local. Por isso, a relação de confiança no posto de gasolina é vital para gerar a fidelidade dos clientes e vai além do atendimento.

Através de uma gestão de fornecedores eficiente, essa relação será aproximada, na medida que os produtos serão selecionados de acordo com o nível de qualidade exigido pelos órgãos reguladores e esperado pelos consumidores.

​Permite a disponibilidade

O fornecimento dos produtos de um posto de gasolina deve seguir um rigoroso acompanhamento, para que exista estoque suficiente, considerando a necessidade de disponibilidade para quem procura o estabelecimento.

Deste modo, gerindo os fornecedores com o acompanhamento e alinhamento de prazos, existirá o estoque adequado dos produtos procurados pelos clientes no posto, evitando que eventuais faltas impactem no negócio.

Gera ganho financeiro

Com uma relação próxima de fornecedores, que são submetidos em uma série de controles, verificações de idoneidade e consulta de histórico no mercado, o ganho financeiro será um diferencial em negociações.

Deste modo, questões de preço podem receber uma adequação de acordo com as negociações desenvolvidas, permitindo gerar um ganho financeiro para utilização em itens estratégicos, assim como investir em melhorias de estrutura.

Certifica a garantia da qualidade do combustível

Os órgãos reguladores do governo mantêm programas que são responsáveis por monitorar a qualidade dos combustíveis disponíveis em postos. Características físico-químicas são avaliadas por amostras para definir a qualidade do produto que é disponibilizado.

Neste contexto, as distribuidoras possuem procedimentos que avaliam o combustível entregue, sendo claro que a gestão de fornecedores possui um papel crucial nestas certificações de qualidade, pois é responsável pelo resultado final para quem está avaliando.

Evita problemas com fiscalizações

As fiscalizações são ferramentas do governo para verificar a idoneidade dos postos de combustíveis. Em 2016, a agência reguladora responsável, realizou cerca de 20.000 fiscalizações em postos, demonstrando um aumento da rigidez do órgão, se comparado com o ano anterior.

Por isso, a gestão de fornecedores é tão importante. A utilização de combustíveis adulterados ou de práticas irregulares, pode causar a interdição do negócio, gerando impactos negativos na reputação e finanças da empresa.

Com tudo isso, podemos concluir que estar atento ao gerir os fornecedores, promove a garantia da qualidade do combustível, gerando reconhecimento dos clientes, evitando impactos e gerando segurança no que está sendo entregue.

Gostou do assunto que tratamos hoje? Então aproveite para conhecer a importância dessa gestão e entender porque ela não pode ser negligenciada de nenhuma forma.

Deixe uma resposta