Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

5 dicas simples para aumentar as vendas do posto de gasolina

5 dicas simples para aumentar as vendas do posto de gasolina

Olhe para o seu posto: você comercializa gasolina, álcool, óleo diesel e lubrificantes. E os seus concorrentes? Os mesmos produtos — às vezes até oriundos do mesmo fornecedor! E quanto aos preços? Muito parecidos. Afinal, por que alguém iria comprar de você e não do seu concorrente? Responder a essa pergunta é o grande referencial para os empresários de postos de combustíveis.

E ao mesmo tempo em que esse é um dilema permanente, sua solução é bem mais fácil do que parece. Faça a si mesmo uma outra pergunta: o que você oferece de diferente? É justamente por causa dessa diferença que o cliente deve ir para o seu posto! Conheça, então, 5 dicas para ser diferente e aumentar as vendas de seu posto!

1. Sirva somente qualidade

Considere, primeiramente, o produto: combustível de qualidade. Não se permita comercializar outra coisa que não qualidade. Seja reconhecido por isso.

Em seguida, vem a qualidade dos serviços. Ofereça um atendimento impecável, de verdadeiro encantamento do cliente. Sempre ofereça algo mais, como algum serviço gratuito.

Use sua criatividade e da equipe. Faça com que a cidade comente a qualidade do seu posto. Para esse marketing não há preço que pague.

2. Tenha uma identidade visual

Faça de seu posto a sua marca. Construa uma identidade visual e, para isso, considere:

  • logotipo e slogan do posto;
  • design das instalações;
  • totem do posto;
  • outdoors;
  • uniforme da equipe;
  • prospectos, folhetos e assim por diante;
  • placas de sinalização personalizadas para o posto.

Profissionalize sua comunicação com o cliente e deixe a sua marca em todo contato. Assim você constrói sua identidade visual ligada aos serviços de qualidade que oferece.

3. Mantenha sua equipe altamente treinada

Para atender os dois aspectos observados nas dicas anteriores, sua equipe deve estar muito bem capacitada. Para tanto, treine seu pessoal insistentemente. Uma equipe bem treinada já é um artigo de promoção do seu posto.

A qualidade na prestação do serviço transparece quando se visa o encantamento do cliente em cada atendimento. Uma equipe assim capacitada e treinada é a principal alavanca para levantar as vendas a patamares antes inalcançados. Principalmente em razão do processo de fidelização que espontaneamente começa a ocorrer.

4. Tenha uma loja de conveniência

Uma loja de conveniência oferece uma oportunidade de incremento comercial a partir de outros produtos e serviços. De modo geral, um posto com uma loja de conveniência tende a ser mais procurado por clientes com outras opções de compras.

Por outro lado, a maioria dos frequentadores de lojas de conveniência de postos de combustíveis faz uso de outros serviços do posto como, por exemplo, a troca de óleo.

5. Institua um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade consiste em oferecer vantagens para o cliente que reiteradamente faz uso dos serviços e produtos do posto. Assim, considere a possibilidade de oferecer um serviço ou um produto do seu posto ao cliente que completar uma certa quantidade de litros de combustível, ou um brinde promocional do posto no segundo abastecimento etc.

Faça uso de sua criatividade e recompense o cliente que volta.

Implementando essas dicas para aumentar as vendas você se destaca e aparece. E sendo percebido pelo cliente como um estabelecimento de valor, a tendência é a fidelização e um incremento nos resultados do posto.

E você, o que faria em sua estratégia de vendas? Qual das nossas dicas vai colocar em prática primeiro? Comente aqui e compartilhe seus planos conosco!

8 Comentários

Marta Rocha Publicado em11:18 - 20 de agosto de 2018

Gostei muito do assunto abordado. Será que vai ser postado mais sobre isso todo mês?
Espero com certeza muito mais pois sei que irá me ajudar muito em minhas pesquisas. Grata!

Janaina Torres Publicado em16:24 - 22 de agosto de 2018

Bom assunto abordado e com muita clareza. Quero deixar aqui meu contentamento de uma boa leitura e dizer que vou recomenda também o site e suas boas matérias.

Eliodoro neto Publicado em22:54 - 11 de novembro de 2018

Gostei das dicas, vou implementar na gestão do posto que trabalho. Práticas simples porém de grande valia.

Eliodoro neto Publicado em22:55 - 11 de novembro de 2018

Gostei das dicas, vou implementar na gestão do posto que trabalho. Práticas simples, porém de grande valor. Ju

Pedro Miguel Publicado em03:51 - 28 de dezembro de 2018

Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel

Vera Silva Publicado em20:42 - 20 de fevereiro de 2019

Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Lucio Trindade Publicado em20:57 - 2 de julho de 2019

Pesquisando sobre o asunto encontrei esse post, achei bem interessante, vou acompanhar o blog de agora em diante.

Vera Silva Publicado em22:04 - 23 de outubro de 2019

Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!