Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Case de sucesso ARXO: separadores de condensado com 80 mil litros para a Atlas Copco

Case de sucesso ARXO: separadores de condensado com 80 mil litros para a Atlas Copco

Nossos projetos especiais grandiosos sempre nos dão muito orgulho. Por isso, trazemos hoje mais um case de sucesso ARXO. Produzimos para a empresa Atlas Copco três (03) separadores de condensado com capacidade de armazenar 80 mil litros.

Estes equipamentos servirão para armazenar uma quantidade imensa de ar comprimido para os acionamentos do sistema de filtragem do cliente. Mas como foi a produção desse grande projeto? 

Confira a seguir todos os detalhes deste projeto especial, com depoimento de nosso Engenheiro Mecânico, Gustavo Amaral de Oliveira (CREA-SC 141749-5) e nosso Técnico em Mecânica Industrial, Lucas Galindo.

“O cliente final da Atlas Copco possui um Sistema de disposição de rejeitos friáveis da planta de desaguamento. Então precisava de separadores de condensado para ar comprimido, que irá operar no sistema de filtragem – sendo mais específico, no filtro prensa.

Nosso equipamento vem para armazenar uma quantidade imensa de ar comprimido para os acionamentos do sistema de filtragem. Foram fabricados 03 separadores de condensado com capacidade de armazenamento de 80 mil litros projetado para operar com 10 kgf/cm².

Cada separador de condensado possui diâmetro interno de 2.900mm e comprimento total de 13.234mm, construído em aço ASTM A-36 com espessura de chapa de 16mm. O processo de soldagem do equipamento foi realizado com pré-aquecimento de soldagem, para garantir uma maior qualidade no processo.

Processo de pintura

– Pintura Externa – Jateamento Abrasivo Padrão SA 21/2 da ISO 8501-1 2007;

– Primer Epóxi Poliamida bicomponente, de alto teor de sólidos e com pigmentação anticorrosiva a base de fosfato de zinco;

– Tinta de Acabamento Poliuretano Acrílico Alifático brilhante bicomponente;

– Atendendo ambiente C3 (Ambiente Industrial e Urbano) da ISO 12944-2;

– Não possui pintura interna;

– Tratamento Interno – Limpeza manual.

Pressão interna, carga e flambagem

Os equipamentos foram calculados para suportar os esforços de pressão interna, carga de vento e flambagem conforme a NBR-6123 e ASME VIII divisão1 2019.

Além dos cálculos estruturais, foi feito uma análise de elementos finitos para complementar o projeto, através do sistema SolidWorks. O tempo total de execução do projeto foi em torno de 60 dias corridos. 

Equipe envolvida

O projeto envolveu inicialmente o comercial e a engenharia, coletando as informações com o cliente, passando para a área de orçamentação, que realizou todo o cálculo de preço/custo. Após o fechamento do projeto, voltou para engenharia e seguiu para o PCP, que verificou a necessidade de insumos e já iniciou a programação de produção, em paralelo com o setor de compras. 

Durante a fabricação do equipamento, o setor de qualidade acompanhou todo o processo, garantindo que as especificações fossem atendidas conforme as normas, através de ensaios não destrutivos, como: dimensional, ensaio visual de solda líquido penetrante, estanqueidade, camada superficial após o jateamento e por fim, a camada de revestimento. 

Sem contar, todo processo de Logística que este equipamento demandou, mobilizando toda uma equipe interna e externa. 

Este foi um dos maiores vasos de pressão já fabricados pela ARXO, onde diversos desafios foram superados durante a execução deste projeto. Diversos ensaios foram realizados para garantir que todos os requisitos fossem plenamente atendidos. Os equipamentos fazem jus ao slogan da ARXO: Qualidade e segurança. Em Tudo. 

Deixe uma resposta