SIMPÓSIO DE ESCULTURA

O I Simpósio Internacional de Escultura Instituto ARXO será realizado entre os dias 17 e 27 de março de 2014, financiado integralmente pela empresa ARXO, com envolvimento de um corpo técnico que será responsável pela escolha de sete artistas renomados em escultura na América Latina, nos países de atuação da ARXO – Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Além dos artistas, sete alunos indicados pelo professor das turmas práticas do curso de solda do Pronatec, parceria entre ARXO, Senai, Sesi, Prefeitura de Balneário Piçarras e Governo Federal, atuarão como auxiliares no processo de criação de esculturas, sob monitoria do escultor responsável pelo simpósio ARXO, Jorge Schröder, e pela curadora Ane Fernandes. Os escultores deste Simpósio, ou seja, artistas e alunos do curso de solda serão monitorados diariamente pelo corpo técnico, utilizando das dependências da ARXO para criação, montagem e investigação, contando ainda com um soldador para suporte no processo.


Paralelo à criação das esculturas ocorrerão oficinas, workshops e visitas monitoradas no Instituto e empresa ARXO. O objetivo é aproximar os colaboradores da linguagem das artes, fazendo com que a organização estética, o senso de beleza e a criatividade passem gradativamente a integrar o dia a dia de cada um, trazendo mais qualidade no resultado final e motivação à equipe. Além disso, será feito uma espécie de diário de bordo do processo criativo sob a perspectiva dos educandos do Programa Florescer, do Instituto ARXO. A ideia é que durante o período de realização do Simpósio a ARXO e o Instituto sejam berço de criações estéticas e discussões que estimulem o senso crítico, formação e desenvolvimento de todos os envolvidos.



SELEÇÃO DOS ESCULTORES

Será aberta inscrição online no dia 09 dezembro de 2013, com término no dia 10 de janeiro de 2014. Os artistas participantes serão selecionados pelo escultor organizador e pela curadora do simpósio. Na escolha, serão considerados fatores como currículo, profissionalismo, trajetória artística e projeto encaminhado. Além disso, serão indicados os sete melhores alunos das 2 últimas turmas do curso de solda do Pronatec de Balneário Piçarras em 2013. A indicação será feita pelo professor, com base em avaliações realizadas nas aulas teóricas e principalmente práticas.



Corpo técnico - Curadoria, Produção e Organização

O corpo técnico será formado pelo escultor Jorge Schröder, na organização artística do projeto, e pela artísta plástica e arte educadora, Ane Fernandes, que será responsável pela curadoria do trabalho.



Jorge Schröder - Escultor, organizador geral



O escultor Jorge Schröder, Brasileiro, residente a 15 anos em Balneário Camboriú, Santa Catarina; com mais de 30 anos de atividade de escultor, tem sido um representante do Brasil, com participação em inúmeros simpósios desta envergadura, tendo já na sua trajetória Bienais Internacionais, simpósios e salões internacionais, com premiações e condecorações. Sempre levando a Bandeira do nosso país e referenciando o estado de Santa Catarina. Nos últimos três anos, representou o Brasil em Simpósios e Salões na Tailândia, Argentina, Dinamarca e Costa Rica, além de expor em importantes eventos nacionais.



Rosane Martins Fernandes - Ane Fernandes - curadora

Ane é arte educadora e artista plástica. Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Arte e Educação pela Escolinha de Arte do Brasil e Filosofia da Educação (Universidade Severino Sombra).
Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela UDESC.
De 1987 a 1999 exerceu funções administrativas e de direção tornando-se diretora da Escolinha de Arte e responsável pelo acervo do Museu de Arte de Santa Catarina.
De 1997 a 2009 foi curadora de todas as exposições de arte realizadas na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Desde 1997 também é parceira do SESC de Itajaí na execução de ações culturais. Ministrou aulas de História da Arte na UNIFEBE (Fundação Educacional de Brusque) e na UNIVALI, onde ainda se mantém como professora dessa disciplina.
Fundadora e coordenadora dos programas "Mix Cultural", produzido pela Rádio UNIVALI e Confraria da Arte, produzido pela TV UNIVALI. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Itajaí (COMUC) desde 1992, da Comissão Consultiva da Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Itajaí e Conselho Municipal de Patrimônio de Itajaí, presidido pela Fundação Genésio Miranda Lins. Atualmente é diretora de Artes e da Casa da Cultura Dide Brandão/ Fundação Cultural de Itajaí (SC) e também curadora das exposições realizadas pela Diretoria que preside.



Equipe Organizadora do evento (ARXO)


- Natália Uriarte | Organização geral
- Isis May | Apoio geral - Comunicação
- Evelise Wiersinski | Organização atendimento e cronograma pedagógico

Contatos – (47) 2104-6700 / 2104-6722 / 9157-7642
simposioescultura@institutoarxo.org.br




Copyright © 2013 Arxo | Desenvolvimento Fator Mais + Quax