Para ajudar você a entender melhor como funciona o processo de abastecimento de aeronaves, vamos conversar nesse post sobre cada uma de suas etapas e quais os equipamentos específicos utilizados. Entenda:
Como é realizado o abastecimento de aeronaves?
As aeronaves precisam ser abastecidas antes de cada voo com querosene de aviação (JET A-1), combustível utilizado com motores à turbina, seja jato-puro, turboélices ou turbofans.
Para saber a quantidade de combustível necessária para o abastecimento de aeronaves, é necessário fazer um cálculo com base em uma série de variáveis, como:
- Número de passageiros e tripulantes;
- Distância do voo (horas);
- Peso do veículo aéreo;
- Peso da carga total (carga normal, cozinha e alimentação).
Além disso, é sempre importante adicionar uma quantidade de combustível de segurança, caso a aeronave não consiga abastecer na próxima parada esperada.
O extremo cuidado durante o abastecimento de aeronaves é necessário devido ao risco de contaminação, uma vez que combustíveis contaminados ou adulterados podem causar falhas no motor e acidentes aéreos.
O que são as Unidades de Abastecimento de Aeronaves (UAA)?
A escolha das Unidades de Abastecimento de Aeronaves (UAA) adequadas para a função são essências para garantir a segurança do abastecimento e a qualidade do combustível. Existem dois tipos principais de UAAs: o Caminhão Tanque Abastecedor (CTA) e o Servidor de Hidrantes (SRV). Vamos entender a seguir quais são as diferenças entre eles:
O Caminhão Tanque Abastecedor (CTA)
O Caminhão Tanque é um veículo constituído de tanque sobre chassi, carretéis de mangueira e sistemas de bombeamento, filtragem, medição e controles, destinado a transportar combustível do parque de abastecimento de aeronaves (PAA) até a aeronave e efetuar seu abastecimento.
O Servidor de Hidrantes (SRV)
O SRV é outro tipo de veículo de abastecimento de aeronaves, que realiza a mediação entre uma rede de hidrantes de combustível e o veículo aéreo. Essa rede é, em geral, composta por tanques, bombas e filtros, que se conectam por tubulações até o pátio onde estacionam os aviões.
A função do Servidor de Hidrantes é filtrar, medir e transferir o combustível entre a rede e a aeronave.
Cuidados a serem tomados na hora do abastecimento
Dois cuidados são essenciais para garantir o grau de pureza necessário do combustível com o qual a aeronave está sendo abastecida: o laudo de qualidade, emitido pela empresa de abastecimento, e o teste de pureza, que confirma alguns minutos antes do início do processo que o combustível não está contaminado nem por água e nem por materiais particulados.
Por isso é importante se certificar que todas as etapas do abastecimento de aeronaves estão sendo feitas da forma adequada, desde a escolha da empresa abastecedora, até a qualidade das Unidades de Abastecimento de Aeronaves escolhidas.
Para acompanhar as novidades do mercado e dicas de manutenção e funcionamento de aeronaves, continue seguindo o blog da Arxo ou acesse o nosso site.
643 Comentários