Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Saiba a função do equipamento de pressão: Separador de Condensado

Saiba a função do equipamento de pressão: Separador de Condensado

O Ar Comprimido

O ar comprimido é um gás não tóxico e não inflamável, incolor e inodoro. É utilizado como fonte de energia por sua pressão ser superior a da pressão atmosférica, além disso,  tem a possibilidade de ter sua pressão aumentada, ampliando as suas aplicações.

Aplicações

Uma das principais aplicações do ar comprido, e que tem se mostrado muito efetiva é na impulsão de motores a ar e martelos pneumáticos, além de empurrar ou puxar equipamentos ao mesmo tempo.

Mas para que seu uso seja realizado de forma completa, em diferentes níveis de pressão e temperatura é preciso que equipamentos específicos regulem a sua purificação e compressão e controlem a sua temperatura de forma criteriosa e segura.

Pureza do ar comprimido

Fundamental no setor industrial, o ar comprimido deve estar sempre seco e limpo, o mínimo de contaminantes podem prejudicar o processo de realização das operações fabris.

A contaminação do ar comprimido é a soma de contaminantes do ar ambiente com outras substâncias que são introduzidas durante o processo de compressão.

O ar ambiente é contaminado por partículas sólidas (poeira, microrganismos, etc.), vapor d’água (umidade relativa), vapores de hidrocarbonetos (fumaça de óleo diesel, etc.), dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxido nitroso, dióxido de enxofre, etc.

O ar comprimido também pode ser contaminado pelo óleo lubrificante do compressor e por partículas sólidas vindas do desgaste das peças móveis do mesmo.

A pressão e a temperatura do ar comprimido potencializam os efeitos prejudiciais de todos esses  contaminantes.

Ao atingirem a fase líquida (condensado), os contaminantes estarão presentes no fluxo de ar comprimido sob diferentes aspectos, depositado nas partes inferiores da tubulação e dos equipamentos, chegando até a aerossóis dispersos entre as moléculas do ar comprimido.

O resultado da mistura de todos os contaminantes é uma emulsão ácida e abrasiva que compromete o correto funcionamento de um sistema de ar comprimido em qualquer tipo de aplicação.

O Separador de Condensado

O separador de condensado tem por finalidade tratar o ar comprimido, separando água do ar (condensada), estabilizar a pressão do ar comprimido, regularizar o ciclo de carga e alívio.

Efetua a separação através de ação mecânica do condensado, removendo o máximo de impurezas sólidas e liquidas provenientes do compressor e tubulação.

Os equipamentos devem ser 100% testados e acompanha Prontuário de Vaso de Pressão, elaborado conforme estabelece a norma NR-13 do MT, atestado por engenheiro mecânico responsável registrado no CREA.

Normas e qualidade

Os separadores de condensado são fabricados conforme norma ASME Seção VIII Divisão 1 e NR-13, produzidos em aço carbono, e são projetados de acordo com as mais rigorosas normas, garantindo qualidade e segurança em sua utilização.

Um aspecto fundamental na seleção de reservatórios de ar comprimido é a segurança.

Saiba mais clicando aqui

Deixe uma resposta