Bem-vindo a Nova Arxo

A Nova ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Entenda a captação de água da chuva para postos de combustível

Entenda a captação de água da chuva para postos de combustível

A economia de água deve ser uma preocupação constante para todos nós, sem contar que ela está intimamente relacionada com o sucesso de um empreendimento, que pode envolver seus clientes também em suas ações sustentáveis.

Em 2010, o Poder Executivo sancionou o projeto de lei 134/09, que obriga a instalação de um sistema para captação de água da chuva nos postos de combustíveis e outros estabelecimentos que possuam processos de lavagem de carros. O objetivo é reduzir o desperdício da água potável.

No post de hoje, vamos entender como deve ser feita a captação de água da chuva em postos de combustível. Acompanhe!

Como funciona o sistema de captação de água da chuva em postos de combustível

Três fatores ditam a viabilidade do sistema: precipitação, área de coleta e demanda. Dito isto, vamos explicar o processo de captação.

Primeiramente, para realizar a coleta é necessária a utilização de uma área impermeável. No caso de edificações, o recomendado é a utilização do telhado. O processo de coleta da água de chuva é realizado de acordo com as seguintes etapas:

  • Filtragem: Este é o primeiro passo, uma vez que a água que passa pelo telhado e calhas contém muitos resíduos. Para isso, basta utilizar um filtro simples.
  • Descarte: É recomendado que a primeira porção de água seja descartada, uma vez que há grande probabilidade de conter resíduos contidos no telhado. Para realizar esse descarte, deve haver um reservatório contendo um pequeno orifício na parte inferior e fundo removível. Quando o reservatório ficar cheio, a água começará a escoar para o reservatório da água de chuva.
  • Armazenamento: O tamanho do reservatório de armazenamento final dependerá da necessidade do estabelecimento e da demanda da água de chuva. Deve ser adequadamente fechado, para ficar livre de mosquitos, e a água armazenada deve ser higienizada periodicamente.

Como cada etapa da captação é realizada

Filtragem

Um cano desce da calha e nele é colocada uma tela fina, com inclinação de 45°. Uma pequena abertura é feita, e a inclinação e a força da água fazem com que a sujeira fique retida ou vá para fora. Por isso, tenha o cuidado de instalar o filtro em local que o chão possa ser molhado. O material das telas pode ser de nylon ou de polipropileno.

Descarte

Em geral, recomenda-se descartar o primeiro 1 milímetro (mm) de chuva. Porém, em cidades grandes, onde o ar costuma ser mais poluído, recomenda-se o descarte de 2 milímetros. Utilize um reservatório pequeno e dentro dele coloque uma bolinha de isopor de tamanho adequado para fechar a entrada da água quando o reservatório estiver cheio.

Enquanto a água suja enche o reservatório, somente a água mais limpa vai para o reservatório final. O pequeno reservatório deve conter uma válvula de descarte e precisa ser esvaziado diariamente.

Armazenamento

O reservatório usado para essa etapa é popularmente conhecido como “Cisterna” ou “caixa da água”. O reservatório deve ser estanque (livre de vazamentos), ser resistente ao peso da água e a pequenos impactos, ter uma torneira para facilitar a limpeza e ser constituído de material que não solte substância na água.

A ARXO sugere a utilização de tanques subterrâneos  com pintura interna para melhor acondicionamento da água, evitando ocupar o espaço da área comum do posto de combustível.

Vantagens para os postos de combustíveis que adotarem o sistema

O sistema para a captação e reúso da água de chuva é simples e de baixo custo. O reaproveitamento dessa água gera uma economia ao estabelecimento de cerca 50% na conta de água do seu posto de gasolina. Sem contar que é uma atitude sustentável, visando melhorar o meio ambiente, evitando o desperdício de água potável.

Você já usa o sistema de captação de água da chuva em seu posto de combustível? Tem alguma dúvida sobre o passo a passo? Conte para nós pelos comentários!

1 comentário até agora

Casas Em Lsf Publicado em16:19 - 26 de março de 2019

Pode sim Só construir a sua casa pré fabricada
e depois licrnciar devidamente de acordo com as leis do lugar oonde mora.