Bem-vindo a Nova Arxo

A Nova ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

5 melhores práticas para gestão do posto de gasolina

5 melhores práticas para gestão do posto de gasolina

Todo negócio que deseja garantir segurança e lucratividade deve pensar nas boas práticas de gestão. Afinal, elas são essenciais para que o empreendimento progrida com qualidade e sustentabilidade.

Veja neste artigo algumas das melhores práticas que os postos de gasolina devem implementar na sua rotina.

Planejamento, inovação e marketing

Devido à rapidez do nosso século, qualquer empresa precisa oferecer novos benefícios aos seus clientes — sejam eles no produto ou no serviço — para se manter atrativa. É preciso inovar! Portanto, entenda quem é o seu público, pense em uma estratégia para atingi-lo e estipule metas a serem mensuradas ao término do trabalho.

Fazendo esse planejamento, você começará a entender como os seus consumidores pensam e poderá oferecer algo novo e que realmente gere valor a eles. Por fim, não se esqueça do marketing para divulgar a novidade e as suas vantagens criando um destaque e reconhecimento no mercado.

Gestão ambiental

Um posto de gasolina não pode esquecer do meio ambiente, como dita a Resolução CONAMA 273. É essencial ter uma gestão ambiental que minimize problemas relativos à poluição como o vazamento de combustíveis. Nesse sentido, uma das melhores práticas é a da constante avaliação dos riscos.

Por exemplo, pode-se verificar constantemente as válvulas e bombas, além de criar um plano de contenção caso haja algum problema muito grande como a explosão de combustível. Pensando nessas medidas de segurança, tudo será solucionado assim que for visto impedindo que os acidentes sejam gigantescos.

Atendimento otimizado

Você sabia que o nível de atendimento é um dos principais fatores para alguém voltar ao seu posto de gasolina? Sendo assim, você não pode deixar esse quesito fora das melhores práticas. Até porque esse é o momento onde o posto pode vender outros produtos como ceras, produtos de limpeza, lubrificantes, limpadores etc.

Portanto, os frentistas precisam ser bem treinados para passarem uma boa imagem do negócio fidelizando os clientes, ou seja, eles devem se tornar alguém de confiança para o motorista que abastecerá. Para estimular os seus funcionários, políticas de comissionamento ao atingir determinadas metas podem ser criadas.

Investimento em segurança

Fique atento se o seu posto funcionar 24 h por dia e estiver longe dos centros dos bairros, pois esse tipo de negócio é um grande alvo de ladrões. Então, as melhores práticas de segurança devem pensar no uso de câmeras, alarmes e quaisquer outras medidas que protejam tanto o estabelecimento, quanto os funcionários.

Gestão da loja de conveniência

Você deve pensar em todos os pormenores de uma loja de conveniência caso atrele esse tipo de negócio ao seu posto de gasolina. Afinal, ele precisa ser bastante atrativo para chamar a atenção do seu cliente visto que não foi planejado ir até esse estabelecimento, ou seja, a compra nele não é uma prioridade. .

Portanto pense em criar um bom design com uma estratégia visual voltada à atenção do consumidor. Além disso, planeje as gôndolas e arrume a loja expondo os produtos de uma maneira que faça com que o cliente sinta vontade de entrar na loja e tente criar descontos e promoções que estimulem o impulso.

Entendeu como as melhores práticas de gestão podem te auxiliar a administrar o seu posto de gasolina? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para continuar recebendo informações úteis ao seu negócio!