Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Infraestrutura: a importância de equipamentos de qualidade para postos de combustível

Infraestrutura: a importância de equipamentos de qualidade para postos de combustível

Para garantir o pleno funcionamento de um posto de combustível, o seu proprietário deve estar atento a inúmeras questões, como a gestão eficiente. Mas não se pode negligenciar quanto ao principal, a venda de seu produto.

E para atrair e fidelizar clientes e, assim, garantir o sucesso de seu negócio, o primordial é contar com equipamentos de qualidade. Eles são responsáveis por proporcionar um bom atendimento e a segurança do ambiente de trabalho.

Então continue lendo nosso post e entenda a importância do uso de equipamentos de qualidade em postos de combustível.

Como equipamentos de qualidade são importantes

Os donos sabem que a estrutura de postos de combustíveis conta com uma complexa engenharia para garantir o abastecimento sem riscos. Uma boa infraestrutura com equipamentos de qualidade é essencial para a segurança no transporte, contenção, armazenamento e no abastecimento de qualquer combustível.

Enfim, trata-se de um local em que qualquer pequeno acidente pode colocar em risco a vida das pessoas, o meio ambiente e, consequentemente, o próprio negócio. Nesse sentido, uma infraestrutura adequada e de qualidade é essencial para garantir a segurança do ambiente de trabalho.

Além disso, a instalação de equipamentos de qualidade pode significar uma economia a longo prazo, uma vez que eles dispõem de uma vida útil mais longínqua. E, ainda, desgastam menos e requer menos reparos.

Riscos provocados por equipamentos inadequados

A qualidade de equipamentos e o bom funcionamento do sistema de distribuição de combustíveis estão diretamente ligados ao impedimento de danos como vazamentos, rompimentos, aferições e desgastes na própria estrutura.

E sabe-se que um vazamento de óleo jamais será um problema menor que implicará apenas uma multa por um órgão ambiental. Um vazamento representa, também, séria contaminação da água, do solo e do ar, além do desperdício de recursos não renováveis. E, claro, a inaptidão do posto em oferecer aos seus clientes um atendimento eficiente e um ambiente seguro e ambientalmente responsável.

O sistema de armazenamento e contenção de qualquer derivado do petróleo é um potencial poluidor e gerador de acidente ambiental. Além disso, são produtos altamente inflamáveis com alto risco de incêndio e de explosão.

Trata-se, portanto, de um negócio que por si só, em caso de acidente, oferece sério risco para todos os que se encontram ao redor, bem como ao meio ambiente.

Importância da manutenção preventiva

Para evitar os possíveis riscos relatados acima, o ideal, portanto, é contar com equipamentos de alta qualidade, os quais oferecem segurança a todo o ambiente de trabalho. No entanto, é indispensável, também, realizar manutenções periódicas para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e, assim, evitar maiores danos.

Isso porque a falta de manutenção pode prejudicar o desempenho dos equipamentos, reduzir sua vida útil e, consequentemente, exigir reformas ou até mesmo a sua troca. Nesse sentido, a manutenção não deve se limitar ao sistema de distribuição de combustíveis, mas também se aplicar aos equipamentos e mecanismos de contenção dirigidos à prevenção de danos ambientais.

A correta manutenção desses sistemas minimiza possíveis danos ao meio ambiente, garante o bom desempenho da atividade comercial e, claro, evita possíveis multas a serem aplicadas por órgãos ambientais.

Além disso, não há dúvida de que o custo de manutenção preventiva dos equipamentos é bem menos oneroso do que a correção de possíveis impactos ambientais e a instalação de novos equipamentos.

Por tudo isso, reiteramos a importância da manutenção de mecanismos como o sistema de separação de água e óleo (caixa separadora – SAO), pista de concreto impermeável, canaletas coletoras, sumps de bombas, tanques e filtros, spills de bocas de descargas, poços de monitoramento e válvulas de respiros.

Dessa forma, adquirir equipamentos de qualidade, preferencialmente de uma empresa certificada na ISO 9001, além de ser uma forma de cuidado com a segurança da empresa é também sinal de respeito e preocupação com o cliente. E isso, sem dúvida, garante credibilidade ao posto, preferência pelo cliente na hora de abastecer e, consequentemente, o sucesso do negócio.

Gostou do posto? Conseguiu entender a importância do uso de equipamentos de qualidade no seu posto de combustível? Então deixe o seu comentário e compartilhe conosco o que você pensa a respeito.