Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

4 dicas para segurança em posto de combustível

4 dicas para segurança em posto de combustível

A segurança é uma questão fundamental em todos os ramos de negócio. Em postos de combustível esse cuidado deve ser ainda maior, sendo fundamental cumprir determinadas normas de segurança para garantir o bom funcionamento do empreendimento.

O administrador de um posto de combustível deve estar atento às exigências que garantem a segurança de seus funcionários e clientes. Veja neste post quatro dicas para aumentar a segurança em posto de combustível.

1. Alerte os clientes quanto aos cuidados com segurança

Algumas pessoas desconhecem as normas de segurança quanto ao abastecimento do veículo, as quais devem ser seguidas para evitar explosões ou incêndios. Por isso, é fundamental que sejam disponibilizadas placas com indicação de que “é proibido fumar” e de que “é proibido o uso de celular”.

Além disso, o frentista deve ser treinado para orientar o consumidor a seguir as indicações acima, além de não acender fósforos e isqueiros, manter o veículo desligado e evitar entrar e sair do veículo durante o abastecimento.

Essas medidas de segurança são recomendadas pela NR-20 (norma regulamentadora que determina procedimentos de saúde e segurança no trabalho com inflamáveis e combustíveis) e, por isso, o funcionário deve alertar e cobrar o seu cumprimento por parte do cliente.

2. Equipe e treine seus funcionários

Uma medida de segurança imprescindível e obrigatória para o cumprimento da NR-6 (norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que trata do equipamento de proteção individual — EPI) e da NR-20 refere-se ao uso do equipamento de proteção individual e à distribuição dos equipamentos de segurança coletivos.

Quanto aos EPIs, o posto deve disponibilizar e exigir que seus funcionários usem avental, macacão, luvas, creme protetor e botas, além de outros equipamentos que possam estar previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e nos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais adotados pela empresa.

Já os equipamentos de proteção coletiva são extintores de incêndio, kit de primeiros socorros e chuveiro lava-olhos, além das placas sinalizadoras de alerta e segurança: “é proibido fumar”, “desligue o celular”, “desligue o motor”, “inflamáveis”.

Além de fornecer todos os equipamentos de proteção, é necessário treinar, periodicamente, os funcionários para que aprendam os cuidados básicos de segurança em posto de combustível e saibam lidar com situações de perigo, de forma a evitar ou minimizar os riscos.

O treinamento dos funcionários, além de necessário para o bom funcionamento do posto de combustível, é obrigatório para o cumprimento da NR-20.

3. Inspecione regularmente as instalações

Outra determinação da NR-20 é que as instalações de armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de líquidos combustíveis e inflamáveis sejam constantemente inspecionadas.

O objetivo é detectar antecipadamente quaisquer possíveis falhas nos equipamentos e solucioná-las a tempo. Ainda de acordo com a NR-20, a inspeção deve ser documentada e a recomendação, implementada. Esse documento deve permanecer à disposição das autoridades.

4. Adote mecanismos para conter a violência

Além dos cuidados acima, o dono de posto de combustível deve adotar medidas para conter assaltos e outras violências no posto. Uma medida interessante é a determinação de retirada do capacete pelo motociclista para o abastecimento de sua moto, permitindo-se, assim, a identificação do consumidor. No entanto, somente quando o veículo já estiver estacionado é que o capacete poderá ser retirado.

A instalação de câmeras conectadas a centrais de segurança privada também é eficaz, na medida em que se acompanha tudo o que acontece no posto e, em caso de movimentos suspeitos, a polícia pode ser acionada.

Adotando-se todas essas medidas, é possível garantir a segurança em posto de combustível.

Quer aprender mais sobre os cuidados em posto de combustível? Então clique aqui e leia sobre a importância de ter equipamentos de qualidade no seu posto!

2 Comentários

Conheça as regras para garantir a segurança do frentista – Portal Brasil Postos Publicado em17:30 - 28 de fevereiro de 2019

[…] e movimentos repetitivos constituem alguns outros fatores que requerem atenção ampliada para a segurança do […]

Flaviano Araujo Publicado em02:30 - 6 de abril de 2019

Muito bom seu artigo parabéns pelas dicas