Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Quero montar um posto de gasolina, e agora? Saiba o que fazer!

Quero montar um posto de gasolina, e agora? Saiba o que fazer!

“Quero montar um posto de gasolina”. Se esse é o seu pensamento, saiba que sua decisão final deve estar acompanhada de um bom conhecimento do mercado, assim como das diversas nuances fiscais e exigências da legislação aplicável, entre outras. Trata-se de um setor regulado, isto é, sob condições específicas de instalação e funcionamento, sendo fiscalizado pelos órgãos competentes.

Desse modo, observe com cuidado os principais aspectos destacados a seguir para facilitar o seu entendimento das medidas mais essenciais para a concretização de seu objetivo.

Conheça o mercado e defina sua bandeira

Um posto de combustíveis pode ser um excelente negócio. Existe uma significativa concorrência no segmento, mas o público-alvo também é muito grande. Verifique a situação da cidade onde você pretende instalar o seu posto.

Um passo importante é escolher a bandeira (a marca de uma distribuidora) que vai adotar, ou se vai ser um posto “bandeira branca” (sem vínculo com determinada distribuidora). Adotando uma bandeira, a distribuidora pode subsidiar a construção e manutenção do posto, com as relações regidas por um contrato de exclusividade.

Tenha uma área bem localizada

A escolha da área para instalação do posto é crucial para o sucesso do empreendimento. O volume de trânsito existente na área, assim como o posicionamento em relação ao sentido do trânsito fazem muita diferença.

Considere, ainda, a segurança do posto e dos clientes na escolha do local. Alguns bairros são claramente inseguros em algumas cidades. No entanto, não confunda o nível socioeconômico do bairro com segurança, nem com maior ou menor volume de vendas. Os combustíveis são bem comercializados em todas as classes.

Conheça as exigências legais

Você deve estar familiarizado, entre outras, com as exigências da legislação ambiental, principalmente a Resolução CONAMA N. 273/2000 e suas atualizações, assim como as determinações da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que regula o setor.

Decida-se por uma boa infraestrutura

Se o seu posto for situado em uma rodovia, sua área deve ser muito maior (em média 5 vezes a área de um posto em região urbana). De qualquer modo, uma infraestrutura mínima será necessária e composta basicamente por:

  • área administrativa;
  • vestiários e sanitários;
  • area de armazenamento e estoque de produtos.

Área de abastecimento

  • Tanques de armazenamento de combustíveis;
  • Bombas e filtros;
  • Cobertura da área de abastecimento;
  • Grade e canais de escoamento no entorno da área de abastecimento.

Área de lubrificação e troca de óleo

  • Elevador;
  • Compressores para o elevador;
  • Equipamentos de lubrificação;
  • Equipamento de troca de óleo;
  • Instalações para a área de lubrificação e troca de óleo.

Invista na sua equipe

A sua equipe será a maior responsável pelo diferencial de seu posto quando em funcionamento. Lembre-se de que o combustível e os lubrificantes são praticamente os mesmos, assim como os preços são muito parecidos.

Assim, os serviços, o atendimento e a qualidade com que são oferecidos é que farão a diferença. E essas três importantíssimas variáveis do sucesso de um posto são fornecidas pelos elementos de sua equipe. Portanto, selecione, capacite e implante um mecanismo de recompensa por desempenho ou similar.

Então, você que disse: “Quero montar um posto de gasolina”, agora pode dizer: “Já sei por onde começar”.

Para saber mais e manter-se informado, assine a newsletter do site. Aqui você sempre tem um aspecto novo e importante para os proprietários de postos de combustíveis.

Deixe uma resposta