Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Vendas em postos de gasolina: 5 dicas para aproveitar datas sazonais

Vendas em postos de gasolina: 5 dicas para aproveitar datas sazonais

Os principais produtos dos postos de combustíveis, de maneira geral, são muito parecidos. Mas as variações de preços entre eles são pequenas. O diferencial deve ficar por conta da criatividade do empresário, mas, sobretudo, da qualidade do serviço prestado.

Por outro lado, existem épocas do ano que podem induzir o consumidor a um comportamento diferenciado. São as chamadas datas sazonais, que envolvem principalmente datas comemorativas e feriados. Esses períodos requerem estratégias especiais para quem sair da cidade e para quem chegar de viagem. Mas também para quem fica.

Conheça algumas dicas para aproveitar essas datas sazonais.

1. Antecipe uma estratégia de benefícios

Quaisquer que sejam as medidas que você vai adotar para a data da vez, antecipe sua estratégia de benefícios para o cliente. Faça-o saber que haverá vantagens em passar pelo posto naquela data.

Se o seu posto tem uma loja de conveniência — e deveria mesmo ter uma —, faça uso extensivo dela na sua estratégia de benefícios para aquele dia. Crie, por exemplo, combos com produtos como refrigerantes, água mineral, carvão, gelo etc.

Ofereça, alguns dias antes, um cartão com direito a brindes àqueles que retornarem para novo abastecimento na data sazonal considerada. Enfim, vincule antecipadamente o abastecimento para quando chegar o dia.

2. Incorpore a temática da data

Em função da temática da data (Dia do Trabalho, Carnaval, Semana Santa, Natal etc.) planeje entrar no clima caracterizando o posto e a equipe para isso. Além disso, instrua seu pessoal sobre a data em questão e o que ela significa, facilitando a incorporação da temática do dia.

Faça uso de música, adereços ou mesmo, quando pertinente, contrate profissionais para se caracterizarem, fortalecendo a temática no ambiente do posto. E reforce a gentileza e o bom atendimento de sempre.

3. Faça parcerias com pousadas e hotéis de sua região

Faça um reconhecimento dos principais hotéis e pousadas de sua região e construa parcerias com esses estabelecimentos. Nessas relações mútuas, pode haver indicação direta dos parceiros como estabelecimentos de referência, fornecimento de prospects, descontos nos serviços etc.

Pode-se combinar a confecção de um mapa indicativo da localização do posto e dos seus parceiros. A mesma ideia pode ser estendida para restaurantes da região.

4. Ofereça brindes relativos à data

Confeccione e ofereça brindes relativos à data com a marca e os dados do posto. Por exemplo, faça a cidade saber que abastecendo no seu posto, cada cliente recebe uma fita verde e amarela para colocar no veículo durante a Semana da Pátria.

Aproveite o período e incorpore um programa de fidelidade durante um certo período, fortalecendo a relação com os clientes.

5. Faça-se conhecer pelo bom atendimento

Gentileza e bom atendimento ao longo de todo o ano constituem a melhor ferramenta de marketing para seu posto. Criando empatia com seus clientes, suas campanhas sazonais são bem recebidas mais facilmente. A fidelização pelo bom serviço e pelo bom relacionamento é a mais estável.

Desse modo, em qualquer data seu estabelecimento poderá ser uma referência. A comunicação fica mais receptiva pelo cliente e você consegue aquela antecipação de sua estratégia para uma data diferenciada pelo calendário nacional.

E você? Já teve boas ideias para aproveitar as datas sazonais no seu posto de combustíveis? Compartilhe aqui deixando seu comentário!

Deixe uma resposta