Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

6 dicas para combater a crise no posto de combustível

6 dicas para combater a crise no posto de combustível

Infelizmente, nos últimos anos o Brasil tem enfrentado uma das maiores crises já registradas pelo país. A forte recessão tem prejudicado bastante o crescimento das empresas, fazendo com que os empreendedores enfrentem muitas dificuldades para manter o negócio ativo e lucrativo no mercado.

Esse contexto econômico tem afetado todos os negócios, inclusive os postos de combustível. Para que os proprietários de postos consigam se destacar no mercado atual, é fundamental racionar os gastos e buscar novas formas de adequar-se ao cenário do país.

Pra ajudá-lo a vencer esse momento difícil, separamos neste post 6 dicas para combater a crise no seu posto de combustível. Confira a seguir!

1. Abuse das promoções

Os donos de postos precisam sempre se lembrar de que todas as pessoas estão em busca de melhores preços, promoções e condições especiais. Por isso, é fundamental que sejam criadas promoções e diversos atrativos que estimulem as pessoas a visitarem o posto ou escolherem ele em vez dos demais.

É aconselhado criar promoções com melhores preços ou que batam o preço praticado pela concorrência, fazer campanhas de fidelização e proporcionar as melhores condições de pagamento. O importante é abusar das promoções e atrair uma maior quantidade de pessoas.

2. Ofereça um mix de produtos

Uma ótima forma de combater a crise em um posto de combustível é diversificando a renda do posto, ou seja, oferecendo ao cliente não apenas combustíveis, mas um mix de produtos e serviços. Os empreendedores devem proporcionar aos clientes serviços como lavagem, troca de óleo, substituição e rodízio de pneus, entre outros. Tudo isso auxilia o aumento de receita do posto.

Além disso, os donos de postos não podem deixar de seguir uma tendência mundial: as lojas de conveniência. Esses empreendimentos podem aumentar significativamente os lucros, ajudando-o a passar pela crise e destacar-se no mercado.

3. Invista em marketing

Para combater a crise é preciso atrair mais clientes, correto? A melhor forma de fazer isso é divulgando o posto e investindo em marketing. Por isso, considere fazer uma estratégia de marketing digital, criar campanhas online e estar presente nas redes sociais. Isso será fundamental para aumentar visibilidade do posto e atrair novos clientes — por um custo bem baixo.

Não deixe de fazer também anúncios e campanhas em massa. Essas estratégias são fundamentais para divulgar sua marca e mostrá-la para pessoas que não conheçam.

4. Reduza os custos

A redução de custos é possivelmente a forma mais simples de superar a crise e garantir os lucros do negócio, porém, exige muitos cuidados dos empreendedores. Diminuir demais os custos do posto pode prejudicar sua operação e o atendimento prestado, prejudicando ainda mais os resultados.

É aconselhado que a redução de custos seja feita de forma planejada e bem orientada, buscando racionar os gastos e introduzir novas técnicas e procedimentos mais acessíveis. É muito importante que os donos de postos mantenham todo o time alinhado com esse objetivo, somente assim os resultados alcançados serão favoráveis.

5. Capacite os frentistas

Todas as pessoas desejam ser bem atendidas e tratadas com excelência. Por isso, é essencial que os frentistas proporcionem um atendimento de qualidade e busquem suprir todas as expectativas dos clientes.

Os donos de postos devem sempre ter em mente que os frentistas são a figura principal para a criação de uma boa imagem do posto. Portanto, é fundamental fornecer treinamento e orientá-los de forma a cuidar dos clientes e atendê-los com excelência.

6. Fidelize clientes

Uma ótima maneira de garantir bons resultados ao posto é colecionando clientes fiéis. Por isso, criar um programa de fidelidade no posto que ofereça aos clientes promoções especiais e brindes de acordo com a pontuação alcançada é fundamental para garantir que eles sempre retornem ao posto.

Aprendeu como combater a crise em seu posto de combustível? Agora veja a importância do marketing boca a boca para o posto de gasolina!