Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

EQUIPAMENTOS PRESSURIZADOS NOVA ARXO

EQUIPAMENTOS PRESSURIZADOS NOVA ARXO

A Nova ARXO possui uma linha de equipamentos pressurizados, subdivididos em duas categorias de equipamentos, Vasos de Pressão e Reservatório de Ar Comprimido (não sujeitos a chama). Esses equipamentos são ideais para processos industriais que contenham fluídos e sejam projetados para operar com segurança à pressões internas maior que pressão atmosférica (1Kgf). Cumprindo assim, a função básica de armazenamento em diversos segmentos.

Para o desenvolvimento de cada projeto, possuímos uma Engenharia com profissionais altamente qualificados e com softwares de ponta para atender a necessidade de cada cliente. Nossos reservatórios de pressão são construídos baseados na Norma ASME Seção VIII – Divisão I. Edição 2019, visando a utilização segura durante toda sua vida útil.

A Nova ARXO é certificada pela ISO 9001:2015 e possui um processo produtivo otimizado. Os vasos de pressão e separadores condesados Nova ARXO, passam por uma extensa relação de estudos/testes, garantindo a qualidade, segurança e durabilidade dos produtos. Além disso, temos uma linha de reservatórios para ar comprimido padrão certificado pela CTBC/Inmetro.

Vale ressaltar que os vasos de Pressão são equipamentos de grande periculosidade, pois se ocorrerem falhas em campo, podem acarretar consequências catastróficas, até mesmo com perda de vidas. Todos os reservatórios de ar comprimido e vasos de pressão se enquadram na Norma NR-13, esta Norma estabelece critérios rigorosos para projeto, inspeção, manutenção e operação, tendo o objetivo de evitar e/ou diminuir consequências danosas envolvendo este tipo de equipamento.

APLICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS

Os vasos de pressão são amplamente utilizados em indústrias para armazenamentos de gases de processo, em hospitais para armazenamento de oxigênio, em residências com armazenamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) entre outras inúmeras utilizações. Os vasos de pressão podem estar presentes na principal etapa de uma cadeia produtiva, ser responsável pelo principal tratamento da matéria-prima, reação química ou até mesmo no processo de conversão no produto final da linha. Portanto, possuir equipamentos pressurizados dentro de um processo produtivo de uma fábrica, por exemplo, pode ser uma questão crucial para o eficaz desempenho produtivo.

Classificação de fluídos:

  • Classe A: fluidos inflamáveis; fluidos combustíveis com temperatura superior ou igual a 200 ºC (duzentos graus Celsius); fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a 20 (vinte) partes por milhão (ppm); hidrogênio; acetileno.
  • Classe B: fluidos combustíveis com temperatura inferior a 200 ºC (duzentos graus Celsius); fluidos tóxicos com limite de tolerância superior a 20 (vinte) partes por milhão (ppm).
  • Classe C: vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido.
  • Classe D: outro fluido não enquadrado acima.

Classificação de Grupos (potencial de risco):

Não sujeitos à chama:

  • Vasos de armazenamento e de acumulação
  • Torres de destilação fracionada, retificação, absorção, etc.
  • Esferas de armazenamento de gases
  • Trocadores de calor (aquecedor, resfriador, condensador, refervedor).

De maneira genérica, os equipamentos não sujeitos a chama são empregados em três casos gerais:

  • Armazenagem de gases sob pressão
  • Processamento de gases e líquidos
  • Acumulação intermediária de gases e líquidos em processos industriais.

Armazenagem de gases sob pressão: os gases são armazenados sob pressão para que se possa ter um grande peso em um volume relativamente pequeno.

Processamento de gases e líquidos: isto ocorre em sistemas onde é necessária armazenagem de líquidos ou gases entre etapas de um mesmo processo ou entre processos diversos. Acumulação intermediária de gases e líquidos em processos industriais: Inúmeros processos de transformação em líquidos e gases precisam ser efetuados sob pressão. A indústria utiliza em muitos processos os vasos de pressão e em segmentos distintos, como indústria química, alimentícia, farmacêutica, centrais termelétricas, como de mineração, petroquímicas, sucroenergética, etc., onde praticamente todo produto gerado depende em alguma etapa de um vaso de pressão para a sua fabricação. Conheça alguns exemplos de aplicabilidade dos vasos de pressão não sujeitos a chama no mercado:

Indústria de energia (gás):  Armazenamento de GLP, para depois utilizar em caldeiras, indústria alimentícia e até o uso domiciliar.

Hospitais:  Armazenamento de oxigênio medicinal.

Metalúrgicas: Armazenamento de gases para corte a laser e plasma, pulmão de ar para uso em máquinas e limpeza.

Compressores Industriais: Utilizado como pulmão para armazenamento de ar que o compressor produz.

Hotéis: Armazenamento de gás para uso em aquecimento de água.

Plataforma de petróleo: Armazenamento de gases para o processo de retirada de petróleo.

Conte-nos sua área de atuação e os gases envolvidos.

Ficou interessado? Conheça toda a linha de equipamentos pressurizados Nova ARXO.