Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Cases de sucesso ARXO: o reservatório de grande porte para a Gerdau

Cases de sucesso ARXO: o reservatório de grande porte para a Gerdau

Tradicional no mercado, a ARXO tem em seu portfólio grandes cases de sucesso e hoje falaremos sobre a criação de um projeto especial para a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço. Hoje trazemos o depoimento do Engenheiro Mecânico da ARXO, Gustavo Amaral de Oliveira (CREA-SC 141749-5), sobre a realização deste projeto de destaque.

“Este cliente precisava de um reservatório para o armazenamento de água industrial e que este equipamento tivesse pressão sobre a água. Nossa solução foi projetar uma caixa d’água, tipo taça coluna seca, onde a água seria armazenada apenas sobre a parte superior do reservatório. A altura da coluna foi o que definiu a intensidade da pressão exercida, pois quanto mais alta fosse à coluna, maior seria sua força durante a distribuição da água (saída do reservatório). O tempo total de execução do projeto foi cerca de 60 dias.

O projeto envolveu inicialmente o comercial e a engenharia, coletando as informações com o cliente, passando para a área de orçamentação, que realizou todo o cálculo de preço/custo. Após o fechamento do projeto, retornou para engenharia e seguiu para o PCP, que verificou a necessidade de insumos e já iniciou a programação de produção, em paralelo com o setor de compras.

Durante a fabricação do equipamento, o setor de qualidade acompanhou todo o processo, garantindo que as especificações fossem atendidas conforme as normas, através de ensaios não destrutivos, como: dimensional, ensaio visual de solda líquido penetrante, estanqueidade, camada superficial após o jateamento e por fim, a camada de revestimento.

Sem contar, todo processo de Logística que este equipamento demandou, mobilizando toda uma equipe interna e externa, como a Auto Pista Litoral.

Especificações técnicas

A geometria do equipamento foi a seguinte:

– Altura total de 25,380m;

 Altura da coluna seca de 15m, diâmetro interno da coluna de 1,910m;

– Altura do reservatório de 9,814m, diâmetro interno de 3,460m, com capacidade de armazenar 90 mil litros de água.

– Fabricado em aço carbono ASTM-A36.

E as especificações de pintura foram as seguintes:

Pintura Externa

– Jateamento Abrasivo Padrão SA 21/2 da ISO 8501-1 2007;

– Primer Epóxi Poliamida bicomponente, de alto teor de sólidos e com pigmentação anticorrosiva a base de fosfato de zinco;

– Tinta de Acabamento em Poliuretano Acrílico Alifático brilhante bicomponente;

– Atendendo ambiente C3 (Ambiente Industrial e Urbano) da ISO 12944-2.

Pintura Interna

– Jateamento Abrasivo Padrão SA 21/2 da ISO 8501-1 2007;

– Primer Acabamento Epóxi Fenólica alta espessura, em dois componentes com excelente resistência química incluindo diversos solventes, ótima resistência anticorrosiva e a abrasão.

– Possui certificação para contato com água potável e alimentos alcoólicos.

Para a solda de raiz foi utilizado o processo MIG/MAG e para a solda de preenchimento, foi utilizado o processo de arco submerso (SAW), com soldadores qualificados, seguindo as especificações do procedimento de Soldagem: EPS e RQPS.

Cálculos utilizados no projeto

Tanto para o reservatório quanto para a coluna seca foram utilizados os cálculos estruturais para definir o material adequado que suportasse a carga hidrostática de 90 toneladas e que não causasse flambagem com a carga de vento, uma vez que todo o peso do equipamento estava sobre a parte superior. Sempre com base nas normas API-650, NBR-7821 e NBR-6123. Além dos cálculos estruturais, foi realizada uma análise de elementos finitos para complementar o projeto, através do sistema SolidWorks.

Este era uma criação nova para o meu portfólio e de grande porte, onde poucas empresas realizam este tipo de projeto, que envolveu muitos desafios desde a concepção até a fabricação do equipamento, onde fiz questão de acompanhar todo o processo, desde a soldagem, ensaios e montagem.

Sem dúvidas, o resultado final ultrapassou as minhas expectativas e conseguimos cumprir com todas as exigências do cliente, em conjunto com os requisitos de qualidade.”

Deixe uma resposta