Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Case de sucesso ARXO: Tanque em Aço Inox para a Votorantim Cimentos

Case de sucesso ARXO: Tanque em Aço Inox para a Votorantim Cimentos

Hoje trazemos orgulhosamente mais um case de sucesso ARXO, o projeto de um Tanque para a empresa Votorantim Cimentos. Havia a necessidade de um produto para armazenagem de amônia/uréia na Unidade Sobral da Votorantim, no Ceará. Dessa forma, foi criado Tanque em Aço Inox 304L. 

Confira a seguir todos os detalhes deste projeto especial, com depoimento de nosso Técnico em Mecânica Industrial, Lucas Galindo, e nosso Engenheiro Mecânico, Gustavo Amaral de Oliveira (CREA-SC 141749-5).

“Para este equipamento em inox foram seguidos padrões rigorosos de soldagem, com profissionais qualificados, seguindo as especificações do procedimento de Soldagem: EPS e RQPS. O tanque foi projetado verticalmente, com os seguintes detalhes técnicos: 

  • Capacidade: 70m³
  • Diâmetro interno 3.800mm
  • Altura total de 7.554mm
  • Construído com aço inox 304L 
  • Aplicação: Armazenamento de Amônia/Ureia
  • Norma de construção baseada na NBR-15461/2007
  • A escada, plataforma e o guarda-corpo foram construídos de acordo com a NR-12

Pintura Externa

– 1 demão de epóxi isocianato com espessura de 15µm

– 1 demão de poliuretano acrílico alifático com espessura de 40µm

– Não possui pintura interna.

 

Tratamento Interno

Nas soldas internas foi realizado processo de laminação manual e tratamento com gel decapante, seguido por três processos de passivação total com ácido, conforme norma ASTM-A380 e ASTM-A967.

Foi realizada uma análise estrutural do equipamento para suportar os esforços de carga hidrostática imposta pelo armazenamento de Amônia/Ureia, bem como a carga de vento. Sempre com base nas normas API-650, NBR-7821 e NBR-6123.

Além dos cálculos estruturais, foi feito uma análise de elementos finitos para complementar o projeto, através do sistema SolidWorks. Entregamos o projeto pronto com a excelência tradicional da ARXO, com o tempo de fabricação atendendo o prazo estimado, sendo este de 15 dias. 

Equipe do projeto

O projeto envolveu inicialmente o comercial e a engenharia, coletando as informações com o cliente, passando para a área de orçamentação, que realizou todo o cálculo de preço/custo. Após o fechamento do projeto, voltou para engenharia e seguiu para o PCP, que verificou a necessidade de insumos e já iniciou a programação de produção, em paralelo com o setor de compras. 

Durante a fabricação do equipamento, o setor de qualidade acompanhou todo o processo, garantindo que as especificações fossem atendidas conforme as normas, através de ensaios não destrutivos, como: dimensional, ensaio visual de solda líquido penetrante, estanqueidade, camada superficial após o jateamento e por fim, a camada de revestimento. 

 

 

Desafios do projeto

Este projeto demandou bastante atenção, pelo fato de ser em aço inox, envolvendo muitos desafios, desde a concepção do projeto até a fabricação do equipamento, onde o Engenheiro Mecânico Gustavo Amaral de Oliveira fez questão de acompanhar todo o processo, desde a soldagem, ensaios e montagem. 

E mesmo com um prazo curtíssimo, conseguimos mobilizar toda a equipe para que o equipamento seguisse com todas as exigências do cliente, em conjunto com os requisitos de qualidade. 

Além disso, após a instalação do equipamento, recebemos uma carta do cliente mostrando-se satisfeito em receber o que havia solicitado e acrescentou dizendo que o produto apresentou um bom desempenho operacional.”

Deixe uma resposta