Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São mais de 50 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Case de sucesso ARXO: a criação de um projeto especial para a LATAM Airlines

Case de sucesso ARXO: a criação de um projeto especial para a LATAM Airlines

A ARXO é uma das maiores referências no mercado da América Latina em grandes projetos especiais. Hoje vamos falar sobre o pulmão de ar comprimido que criamos para a LATAM Airlines, com explicações do Engenheiro Mecânico da ARXO, Gustavo Amaral de Oliveira (CREA-SC 141749-5) e do Técnico em Mecânica Industrial Lucas Galindo sobre cada passo do projeto. 

“O cliente possui um Compressor e necessitava de Pulmão de Ar Comprimido que armazenasse o ar para suprir picos de consumo na rede, reduzindo o consumo de energia com intervalos maiores entre carga/alívio dos compressores. A intenção era reduzir também o desgaste de peças e consequente gasto com manutenção dos compressores, aumentando a vida útil dos compressores, diminuindo a temperatura do ar e separando parte da umidade gerada pelo compressor.

A premissa era que este Pulmão de Ar Comprimido armazenasse 8 mil litros, com uma pressão de trabalho de 42kgf/cm². Este equipamento desempenha funções importantes no sistema de ar comprimido, influenciando diretamente na produtividade e desempenho do compressor.

 

Criação do projeto

O setor de engenharia dimensionou o equipamento de acordo com a norma ASME VIII. Divisão 1, um reservatório capaz de armazenar com segurança o volume e a pressão de acordo com as necessidades do cliente. 

Foi então realizada a fabricação de 02 Separadores de Condensado para armazenar oito mil litros, com uma pressão de trabalho de 42kgf/cm². Ambos os Separadores possuem as mesmas especificações. 

 

Especificações técnicas:

– A altura total é de 4.923 milímetros com diâmetro interno de 1.600 milímetros; 

– Construído com tampos semi-esféricos, com espessura de 19 milímetros. O corpo foi construído com chapas de 25,4 milímetros A-516 grau 70 (todo o vaso foi construído com esse material de alta liga, que possui bastante resistência mecânica);

– O equipamento contém escada e plataforma, conforme a NR-12; 

– O vaso está sendo entregue com toda a instrumentação necessária para atender a NR-13, como: Válvula de segurança, manômetro e purgador termodinâmico; 

– O processo de soldagem do equipamento foi realizado com pré-aquecimento de soldagem, para garantir uma maior qualidade no processo. 

 

Processo de pintura

A Pintura Externa foi realizada com Jateamento Abrasivo Padrão SA 21/2 da ISO 8501-1 2007, Primer Epóxi Poliamida bicomponente, de alto teor de sólidos e com pigmentação anticorrosiva a base de fosfato de zinco, Tinta de Acabamento Poliuretano Acrílico Alifático brilhante bicomponente. Todo esse processo atendendo ambiente C3 (Ambiente Industrial e Urbano) da ISO 12944-2.

O equipamento não possui pintura interna, sendo seu tratamento interno realizado através de limpeza manual.

 

Equipe do projeto

O projeto envolveu inicialmente o comercial e a engenharia coletando as informações com o cliente, passando para a área de orçamentação, que realizou todo o cálculo de preço/custo. Após o fechamento do projeto, voltou para engenharia e seguiu para o PCP, que verificou a necessidade de insumos e já iniciou a programação de produção, em paralelo com o setor de compras. 

Durante a fabricação do equipamento, o setor de qualidade acompanhou todo o processo, garantindo que as especificações fossem atendidas conforme as normas, através de ensaios não destrutivos, como: dimensional, ensaio visual de solda líquido penetrante, estanqueidade, camada superficial após o jateamento e por fim, a camada de revestimento. 

 

Qualidade e segurança

A complexidade deste projeto estava em adequar os requisitos da norma e manter a qualidade do produto. Onde a dificuldade foi devido à alta espessura do equipamento, quando fosse soldar para evitar o encruamento devido à alta taxa de calor durante os vários processos de soldagem. 

Após a finalização do equipamento, foi uma satisfação, pois se trata de um equipamento com alto grau de complexidade, onde requer uma série de cuidados em sua fabricação para garantir a segurança necessária em sua operação.”

Deixe uma resposta