Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Entenda a importância dos vasos de pressão na indústria brasileira

Entenda a importância dos vasos de pressão na indústria brasileira

Você sabia que indústrias que manipulam fluidos ou gases com pressões diferentes da atmosférica devem utilizar vasos de pressão?

Sim, os vasos de pressão são indispensáveis. Eles podem ser úteis em todo o processo industrial ou apenas em uma parte dele. Em algumas situações, apenas uma atividade necessita deles, mas, mesmo assim, devem ser utilizados, pois se trata de um mecanismo de facilitação e segurança.

Tipos de vaso de pressão

Os reservatórios não possuem apenas um único tamanho ou tipo. Eles têm várias dimensões, para atender qualquer tipo de empresa e produto, podendo ser usado em diferentes finalidades.

No entanto, o principal objetivo é regular a pressão interna, principalmente quando ela for diferente da pressão ambiente. Quando são submetidos à tensão externa, podem simplesmente armazenar seu conteúdo. Existem diferentes tipos de vasos de pressão:

Vasos não sujeitos à chama:
– Vasos de armazenamento e de acumulação;
– Torres de destilação fracionada, retificação, absorção, etc;
– Esferas de armazenamento de gases;
– Trocadores de calor (aquecedores, resfriadores, condensadores, refervedores).

Vasos sujeitos à chama:
– Caldeiras;
– Fornos.

Além disso, os vasos de pressão não sujeitos à chama são empregados em três casos gerais:

– Armazenagem de gases sob pressão;
– Processamento de gases e líquidos;
– Acumulação intermediária de gases e líquidos em processos industriais.


Classificação dos vasos de pressão

Os vasos de pressão são classificados pela Norma Regulamentadora aprovada pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978. A NR 13, como é conhecida, visa padronizar os procedimentos de instalação e segurança para cada tipo de material utilizado nos vasos de pressão. São classificados desta forma:

Classe A: Combustíveis em geral, inflamáveis, acetileno, hidrogênio e tóxicos;
– Classe B: Todas as substâncias cuja temperatura não ultrapasse 200 graus Celsius;
– Classe C: Vapor de água, ar simples e ar comprimido e gás asfixiante;
– Classe C: Todos os gases e fluidos que não estão listados nas categorias anteriores.

Benefício para indústrias

Esses equipamentos são facilmente utilizados em empresas do setor químico e petroquímico. Porém, indústrias de outros setores também necessitam usá-los nas suas atividades diárias, como o ramo alimentício, farmacêutico, açúcar e álcool, fabricantes de tintas e resinas também devem contar com esse recurso, bem como qualquer setor que precise acomodar e escoar gases ou fluidos.

Alguns exemplos de uso dos vasos de pressão não sujeitos à chama:

– Indústria de energia (gás)
Armazenamento de GLP para depois utilizar em caldeiras, indústria alimentícia e até o uso domiciliar.

– Hospitais
Armazenamento de oxigênio medicinal.

– Metalúrgicas
Armazenamento de gases para corte a laser e plasma, pulmão de ar para uso em máquinas e limpeza.

– Compressores Industriais
Utilizado como pulmão para armazenamento de ar que o compressor produz.

– Hotéis
Armazenamento de gás para uso em aquecimento de água.

– Plataforma de petróleo
Armazenamento de gases para o processo de retirada de petróleo.

Tecnologia de ponta

A ARXO Industrial é uma empresa especializada em projetar e fabricar Vasos de Pressão, utilizando programas renomados, recursos e técnicas compatíveis a cada aplicação, identificando sempre a melhor relação custo benefício, porém, não levando em conta somente o custo, mas a importância e responsabilidade do vaso de pressão no processo, calculando-o com todos os critérios necessários.

Os vasos de pressão possuem configurações que variam de acordo com a aplicação do cliente, condições de operação, espaço físico da instalação e características do projeto, sua posição de trabalho pode ser horizontal ou vertical, os vasos de pressão são equipamentos que necessitam alguns instrumentos de serviços e segurança como: válvula de segurança, manômetro, termômetro, purgador e disco de ruptura.

A ARXO conta com um vasto histórico de fornecimento de vasos de pressão para importantes segmentos industriais. Além de personalizar o equipamento conforme a necessidade do cliente, também dispõe de uma linha de vasos de pressão com dimensões padronizadas, que visam otimizar os custos destes equipamentos. Consulte-nos para mais informações: http://arxo.com/ 

Deixe uma resposta