Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São mais de 50 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Importância dos filtros coalescentes para filtragem do Diesel

Importância dos filtros coalescentes para filtragem do Diesel

Os filtros coalescentes assumem uma função muito importante na filtragem do diesel, como:

  • Tratar o óleo diesel
  • Eliminar a água indesejada
  • Eliminar a contaminação microbiológica

O óleo diesel (combustível mais consumido no Brasil) sofre com a contaminação, que de forma específica ocorre de 03 formas: por particulados sólidos, agentes biológicos e água. A contaminação microbiológica acontece ininterruptamente nos sistemas de armazenagem de combustível.

Quando o diesel acumula água, por ser higroscópico (absorve naturalmente a umidade do ar), acaba oferecendo condições ideais para a sobrevivência das bactérias. Elas, então, quando morrem, tornam-se hidrocarbonetos, criam precipitação e acúmulo de borra no fundo do sistema. Assim, tubulações e tanques de armazenamento sofrem deterioração, bem como nos automóveis, facilitando o entupimento dos sistemas de injeção, sendo a principal causa da falha de motores a diesel.

Para uma boa manutenção e condição dos dois estágios, armazenagem e utilização do combustível pelo veículo, o óleo diesel deverá ser submetido à filtragem pra retirada de sólidos e água (por meio de filtros coalescentes).

O que são filtros coalescentes?

Os filtros coalescentes são equipamentos que trabalham unindo as gotículas de água presentes no diesel em um elemento filtrante, separando-as, desta forma, do combustível.

O processo de filtragem acontece com o fluido contaminado atravessando o elemento filtrante de dentro para fora. Este elemento retém a umidade em forma de gotículas de água, até que várias delas formem uma gota maior, sendo então, direcionadas ao fundo do reservatório.

filtros coalescentes arxo single

          Filtro Apollo

 

Importantes recomendações

Combustíveis inadequados ou contaminados podem trazer sérios problemas para os clientes dos estabelecimentos de postos de combustível.

Desta forma, vale frisar que um diesel bem filtrado é também sinônimo de credibilidade. E para que isso aconteça, a manutenção do sistema de filtragem deve estar em dia, assim como a realização da drenagem dos filtros e troca dos elementos filtrantes nos períodos indicados.

filtros coalescentes arxo fill 90

               Filtro Arxo Fil 90

Filtros Arxo

Os filtros Arxo foram projetados para que os postos possam oferecer um combustível com grau de pureza elevado, removendo no ato do abastecimento partículas sólidas e de água que são naturais no armazenamento de diesel.

Em comparação com os filtros que existem no mercado, os que levam a marca Arxo se destacam pela facilidade de manutenção e pela tecnologia focada no aumento da vida útil do equipamento.

Para saber mais, acesse nosso site ou entre em contato através do (47) 2104-6700.

Deixe uma resposta