A Arxo Industrial do Brasil realizou nesta quarta-feira, 26, uma palestra voltada à temática do “Outubro Rosa” – mês voltado a ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo de útero. Todas as funcionárias que atuam na empresa participaram da roda de conversa, coordenada pela enfermeira da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras, Andressa Ribeiro.
A profissional, que foi convidada a realizar a palestra, detalhou que a melhor forma de prevenção é a realização anual dos exames preventivos – ofertados através de uma consulta inicial nas Unidades Básicas de Saúdes (UBS´s). Andressa narrou que câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira.
Já o câncer de colo de útero também entrou no radar da campanha “Outubro Rosa” mais recentemente, pois é um dos principais riscos para a saúde da mulher. Hoje, por exemplo, existem formas de lidar com algumas das causas do câncer de colo de útero, como o HPV. Andressa recomendou que ao menor sintoma, as mulheres devem procurar atendimento especializado.
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Deixe uma resposta