É de praxe que donos de postos de combustível ou gerentes desse tipo de estabelecimento tenham em comum a preocupação de sempre oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes. Para isso, no entanto, fazer um bom treinamento para frentista é fundamental. Isso pelo fato de ser esse profissional quem faz a maior parte do atendimento aos frequentadores do posto e lida diretamente com diferentes tipos de públicos e pessoas.
Para ajudá-lo a elaborar um bom treinamento para os frentistas, elencamos 4 dicas que vão contribuir para que seu posto ofereça um atendimento de sucesso.
1. Atendimento ao cliente
É importante que um treinamento aos frentistas de um posto seja bastante focado no atendimento ao cliente. Por meio de minicursos, palestras ou workshops com profissionais especialistas nessa área, o administrador do posto deve orientar os frentistas sobre a importância de atender bem aos clientes.
Além da prestatividade, o treinamento também deve dar noções para que os frentistas saibam lidar com pequenas crises, como reclamações de um cliente, por exemplo.
2. Normas de segurança
Nos postos de combustíveis, é imprescindível que sejam adotadas todas as normas de segurança indicadas, com a finalidade de proteger não só os frentistas e demais colaboradores, mas também os clientes e pessoas que porventura estiverem presentes no posto.
Uma ideia interessante é convidar um técnico de segurança do trabalho ou membro do corpo de bombeiros para palestrar sobre esse assunto para sua equipe, orientando e alertando os profissionais do posto sobre a importância adotarem determinadas normas de segurança em sua rotina de trabalho.
O uso de celulares próximo às bombas de combustível, por exemplo, pode aumentar o risco de explosões e isso deve ser muito bem explicado aos frentistas.
3. Técnicas de finanças
É comum que em alguns postos de combustível o próprio frentista realize as cobranças dos clientes que fazem o abastecimento de seus veículos. Em casos assim, é interessante que os treinamentos abordem questões relacionadas ao setor financeiro também.
No treinamento dos frentistas pode ser incluído um módulo ministrado por um professor de contabilidade, por exemplo, que dê dicas sobre fluxo de caixa, conferência de troco, entre outras questões relacionadas ao dinheiro. Além disso, o frentista deve ser sempre informado sobre as formas de pagamento que são aceitas pelo posto, como dinheiro, cheque e cartões de crédito e débito, por exemplo — além de ficar por dentro das promoções e incentivos para comunicar aos clientes.
4. Ética e responsabilidade
Os frentistas também devem ser bem orientados quanto à ética profissional e às responsabilidades que são de competência do seu cargo. É preciso despertar nos profissionais o sentimento de pertencimento à organização e torná-los conscientes de que desempenham um importante papel para o bom funcionamento do posto.
Realizando um treinamento para frentista que tenha foco na ética e responsabilidade, você poderá ajudar seu time a se manter motivado com o trabalho e ainda pode melhorar a qualidade do serviço oferecido aos seus clientes.
Quer saber como continuar aprimorando a gestão do seu posto? Veja como evitar as faltas e atrasos dos funcionários!
789 Comentários