Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

5 dicas para ter sucesso como gerente de postos de gasolina

5 dicas para ter sucesso como gerente de postos de gasolina

Ser gerente de postos de combustíveis não é uma tarefa fácil. Com várias atribuições na rotina, quem encara o desafio precisa trazer na bagagem muito conhecimento administrativo, espírito de liderança e flexibilidade para lidar com diferentes tipos de situações.

Diante da complexidade da função, é preciso manter a disciplina sempre em dia, foco nas atividades e uma organização impecável. Você já parou para pensar nos requisitos necessários para chegar ao sucesso como gerente de postos de gasolina?

Este post é justamente sobre essa conquista: abordaremos 5 dicas que certamente o ajudarão a ser cada vez mais valorizado pelo mercado. Vamos a elas!

1. Tenha espírito de liderança

Com funcionários de personalidades bem distintas e com rotinas diversificadas dentro da realidade de um posto de combustível, é preciso agir com espírito de liderança para motivá-los.

Um bom gerente não fica restrito ao ambiente do escritório. É sempre necessário  acompanhar de perto o dia a dia dos frentistas, inclusive contando com o auxílio de um supervisor de área para destinar as informações mais pontuais.

Conferir o estoque da loja de conveniência, ouvir as solicitações dos clientes e dos colaboradores também entram nas responsabilidades. Por meio de uma liderança positiva, é possível manter a harmonia no ambiente de trabalho, prevenindo desavenças e reclamações que possam prejudicar a imagem da empresa.

2. Planeje as ações administrativas

Além do acompanhamento da atuação dos funcionários, manter em ordem todas as demandas administrativas entra no rol de atividades do gerente, que geralmente se transforma em um verdadeiro porta-voz do proprietário do estabelecimento.

Gestão dos caixas e pedidos de combustíveis, assim como o devido respeito à legislação ambiental: tudo isso fica frequentemente sob os olhares do profissional em questão.

Monitorar as finanças também se faz necessário, desde o controle das receitas e despesas, indo até as margens de lucros. Ações para evitar desperdícios e para conter gastos também passam pelo crivo do gerente.

São situações que necessitam de um bom planejamento para que nada saia do controle. Ou seja, o gerente precisa ter conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão tanto de pessoas quanto da parte financeira e administrativa.

3. Incentive boas práticas

Gerentes de sucesso incentivam os colaboradores a se aprimorar em suas funções, como a busca por um curso superior ou o aperfeiçoamento profissional.

Ao destinar meios que colaborem com essa abertura, muitas vezes a empresa pode formar um gerente assistente que tenha saído da função de frentista, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Realizar palestras e manter a comunicação sempre em dia com os funcionários também contribui para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, o que reflete na aquisição de novos clientes e na fidelização dos já existentes.

4. Seja bem relacionável

Gerentes carrancudos e que não escutam os colaboradores e clientes são verdadeiros inimigos do negócio. É preciso manter um bom relacionamento com todos, sendo simpático e aberto para ouvir críticas. Afinal, ninguém é perfeito!

Quanto maior for a proximidade com os funcionários e consumidores, melhores serão as respostas na forma de lucros tanto nas bombas quanto nos serviços adicionais, como loja de conveniência e troca de óleo.

5. Construa credibilidade

Prometer algo e cumprir é uma atitude que norteia a rotina de gerentes de postos de gasolina de sucesso.

Quanto mais credibilidade você tiver na execução das tarefas, mais confiança ganhará tanto dos funcionários quanto dos clientes e proprietários. Por isso, valorize as atitudes que trazem mais eficiência e transparência na rotina do seu trabalho!

Ficou interessado em colocar em prática alguma dessas dicas? Então assine a nossa newsletter e aprenda cada vez mais sobre a administração dos postos de combustíveis!

7 Comentários

Montador de móveis Jundiaí Publicado em21:24 - 27 de janeiro de 2018

Legal!

Sandro Marlon Publicado em23:58 - 19 de agosto de 2018

Sua matéria me deu muitas informações Úteis de qualidade. Quero acompanhar seu site pois valeu a pena mesmo. Fica meu grande abraço!

Armando Publicado em17:24 - 2 de outubro de 2018

Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso

MAURO SANTOS KUNERT Publicado em14:20 - 2 de novembro de 2018

SEM PALAVRAS VCS SAO FERAS GOSTEI MUITO DAS ESPLICASOES SUOBRE GERENCIAMENTO
TEM SERTESA QUE VOU APRENDER MUITO COM ESA AULA MAURO SANTOS KUNERT

José Efraim de Amorim Publicado em01:05 - 30 de janeiro de 2019

Show muito bom gostei vale u a pena ler essa matéria.

Isaias Reis Magalhaes Publicado em21:31 - 14 de abril de 2019

Boa Noite li todos os tópicos sobre gerenciamento de posto e adoraria aprender mais com a metodologia de vocês.

Gledes Guerreiro Publicado em07:53 - 24 de abril de 2020

muito bom.

Deixe uma resposta