Bem-vindo a Arxo

A ARXO é líder na fabricação de tanques jaquetados e uma empresa brasileira com mais tempo de mercado no segmento de tanques de combustíveis. São 52 anos de qualidade e segurança em tudo o que faz.

Os 5 erros de gestão que o seu posto de gasolina não pode cometer!

Os 5 erros de gestão que o seu posto de gasolina não pode cometer!

A gestão de qualquer empreendimento possui variáveis de sucesso e de fracasso. Isso significa que existem alguns fatores que você deve observar para alcançar o sucesso no seu negócio, assim como outros que você não deve cometer. Esses últimos constituem os chamados erros de gestão.

Na condução de um posto de combustíveis essa realidade se mostra ainda mais intensa. Em especial quanto à gestão financeira da empresa.

Às vezes pode parecer que você está fazendo tudo dentro do melhor padrão, mas os resultados não são os esperados. Pode ser que você esteja caindo em algumas das situações indutoras do fracasso e que devem ser evitadas.

Acompanhe e conheça 5 erros de gestão que o seu posto de gasolina não pode cometer.

1- Não realizar pesquisa de mercado

Qualquer iniciativa empresarial para dar certo depende, necessariamente, de se conhecer o mercado em que o negócio está inserido. Desse modo, algumas medidas devem ser tomadas:

  • Conhecer o cliente;
  • Conhecer a concorrência;
  • Conhecer os seus fornecedores.

O cliente e seu perfil apontam, sobretudo, as demandas pelos produtos e/ou serviços oferecidos. Por outro lado, é preciso saber como a concorrência se relaciona com os seus clientes e o que ela oferece. Finalmente, construa uma parceria saudável com os seus fornecedores.

Nesse caso, uma pesquisa de mercado aponta para você como andam essas variáveis, de modo a indicar caminhos a seguir.

2- Deixar de manter sua equipe motivada

O principal agente provedor do sucesso de seu posto é a sua equipe. O elemento chave na sua gestão é manter sua equipe motivada. A expressão é “manter motivada”; não é motivar.

Assim, motivações pontuais não são suficientes. Não ocorrem milagres, mas trabalho contínuo e esforço persistente. Trabalhe permanentemente na direção da motivação de sua equipe. Ela representa o seu sucesso.

Considere a importância de reconhecer o bom serviço toda vez que ele for prestado. O principal instrumento de motivação é o reconhecimento. Existem diversos outros, mas foque no reconhecimento. E faça uso dos instrumentos de que você dispuser para isso.

3- Administrar sem planejamento financeiro

Um planejamento financeiro é essencial para que o seu posto de combustíveis tenha sucesso como negócio. Defina suas metas e considere o investimento necessário para atingi-las.

Ao mesmo tempo, adote um cronograma prevendo todo o desembolso necessário e os aportes de recursos para supri-lo. Durante a gestão, esteja atento ao seu fluxo de caixa.

4- Desleixar-se com o fluxo de caixa

Uma adequada gestão financeira começa com o controle do fluxo de caixa. Desse modo, elabore uma planilha na qual estão indicados todos os gastos inerentes ao posto. Não envolva gastos pessoais. O posto é seu, mas a gestão deve ser empresarial.

Além disso, indique o modo como essas contas relacionadas são pagas (depósito, transferência, cartão de crédito, dinheiro em espécie etc.)

5- Dispensar o contador

Não caia na ilusão da autogestão das contas de seu posto. Todo posto precisa de um contador. Leve isso muito a sério. É o seu sucesso que está em questão.

Além de realizar esses controles para você, ele manterá toda sua documentação fiscal organizada e acessível a qualquer momento. Isso evitará, inclusive, percalços trabalhistas e tributários.

Conhece outros erros de gestão que devem evitados no posto de gasolina? Comente aqui.

 

Deixe uma resposta